minsa.gov.ao
Regiões
30 Março de 2022 | 13h03

BIÉ GANHA NOVA UNIDADE HOSPITALAR

O hospital Municipal do Cuito-Cunje, recebeu os primeiros pacientes nesta terça-feira, 29 de Março, depois de ser inaugurado pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

O hospital Municipal do Cuito-Cunje, recebeu os primeiros pacientes nesta terça-feira, 29 de Março, depois de ser inaugurado pela ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

A inauguração do Hospital enquadra-se no reforço do Serviço Nacional de Saúde a nível municipal e no desenvolvimento dos cuidados de Saúde primários para melhoria da qualidade de vida da população.

A unidade hospitalar apresenta todos os requisitos de uma unidade sanitária de primeiro nível de atenção o que vai permitir assegurar a referência dos centros e postos de saúde que compõe a rede sanitária do município, garantiu a ministra.

Localizado na comuna do Cunje, município do Cuito, a infraestrutura foi construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios ( PIIM), possui 100 camas para prestação de serviços especializados e complementares.

A ministra disse que o hospital está equipado com meios médicos concentrados numa única unidade sanitária, o que constitui um ganho para o Serviço Nacional de Saúde, destacando-se os serviços de Gineco-Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia, Unidade de Terapia Intensiva, Bloco Operatório, Imagiologia, Medicina Interna, Laboratório Clínico, Farmácia e Hemoterapia.

A titular do sector disse que o hospital vai permitir cuidar de casos que anteriormente precisavam ser transferidos para o Hospital Provincial com complicações Obstétricas, alguns traumas provocados por acidentes rodoviários, bem

Como doentes com VIH, diabetes, hipertensão e outras doenças que anteriormente o município não tinha capacidade para tratar e diagnosticar.

A ministra esteve acompanhada pelo governador do Bié, Pereira Alfredo e altos funcionários do Ministério da Saúde.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais