minsa.gov.ao
Sociedade
27 Março de 2023 | 19h03

DISCURSO PROFERIDO PELO SECRETÁRIO DE ESTADO PARA A SAÚDE PÚBLICA, CARLOS PINTO DE SOUSA, EM REPRESENTAÇÃO DA MINISTRA, SOBRE REUNIÃO DE PARCEIROS DA CADEIA DE ABASTECIMENTO DA SAÚDE

Excelentíssimos Representantes das Agências do Sistema das Nações Unidas, Representantes das agências de cooperação bilateral e multilateral e das instituições financeiras internacionais em Angola;

Ilustres Convidados e Participantes em representação da Sociedade Civil, Organizações Não Governamentais, Instituições Académicas e de Investigação, Organismos Profissionais e outros Atores da Saúde;
Exma. Senhora Directora da CECOMA, nossa anfitriã
Ilustres convidados
Minhas Senhoras e Meus Senhores
É com grande prazer que abro este encontro de parceiros aqui nesta Instituição.
A liderança de Sua Excelência o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, continua a dar especial atenção ao Sector da Saúde, o que nos tem permitido mostrar ganhos reais nos principais indicadores de Saúde e bem-estar das nossas populações, impactando positivamente as taxas de desenvolvimento humano do nosso País.

É neste sentido que o Ministério da Saúde, em colaboração com todos os nossos parceiros, iniciou ao longo dos anos inúmeras intervenções para melhorar as condições de Saúde dos angolanos em diferentes áreas através do acesso a bens e serviços de saúde de qualidade a fim de garantir que a população alcance os cuidados primários de Saúde e tenham vidas produtivas e saudáveis. As medidas tomadas hoje estão alinhadas com o objectivo deste Governo e a determinação do Presidente.

Todos concordamos que nenhum progresso significativo pode ser feito na prestação de cuidados de saúde sem a disponibilidade pronta e sustentada de medicamentos essenciais de qualidade para todas as intervenções necessárias.

Esta reunião de parceiros da Cadeia de Abastecimento é uma oportunidade para o Governo da República de Angola, através do Ministério da Saúde (MINSA) reforçar a colaboração para em conjunto trabalhar na melhoraria, suprir as lacunas e desafios dentro da Cadeia de Abastecimento de Saúde. Para tal, será necessário tomar as medidas necessárias e deliberadas para assegurar a disponibilidade contínua de medicamentos essenciais e insumos estratégicos para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde de Angola à medida que continuamos a lidar com a pandemia da COVID-19, que afectou todos os sistemas de Saúde do mundo.
A CECOMA, enquanto Instituição do MINSA, tem a responsabilidade de reforçar esta colaboração e alinhamento de parceiros e insumos de Saúde dentro do sistema e este encontro de parceiros dá-nos a todos a oportunidade de criar e partilhar estratégias para o fortalecimento desta Instituição. Sem estratégias eficazes, não podemos ter um desenvolvimento sustentável na nossa Cadeia de Abastecimento. 
A estratégia contínua da Cadeia de Abastecimento na qual a CECOMA tem trabalhado é voltada para estabelecer as estruturas firmes para institucionalizar as melhores práticas dentro da Cadeia de Abastecimento por meio de capital humano capacitado dentro do Ministério da Saúde para fornecer supervisão, coordenar esforços e orientar adequadamente as decisões da Cadeia de Abastecimento a todos os níveis.

E, desta forma, asseguraremos uma gestão baseada em elevados padrões internacionais de qualidade na Cadeia de Abastecimento de Medicamentos e Meios Médicos, o que garante, em última análise, uma melhor eficiência e resultados em termos de entrega de productos e serviços de Saúde aos utentes, de acordo com as suas necessidades, independentemente do seu género e faixa etária, no momento certo, na quantidade certa, com qualidade, onde e quando precisarem.

A USAID está nos fornecer este suporte técnico para este trabalho com a CECOMA liderando os esforços e trabalhos com a ARMED, DNSP e GEPE para coordenar as partes interessadas da Cadeia de Abastecimento a desenvolver uma estratégia robusta e alcançável de 5 anos para a Cadeia de Abastecimento.

Excelências, Senhoras e Senhores
Permitam-me que aproveite esta oportunidade para agradecer aos nossos parceiros de desenvolvimento o seu apoio firme ao Governo em todos os nossos esforços. Todos os nossos sucessos passados e planos futuros não seriam possíveis se os nossos parceiros não estivessem do nosso lado.

É nosso desejo alcançar a excelência e convidamos todas as partes interessadas a unirem forças, em particular dos nossos parceiros, fazer o melhor pelo nosso Serviço Nacional de Saúde para que, em grande medida, possamos alcançar de forma sustentável, mensurável, acessível e atempadamente onde a maior parte da nossa população é afectada.
Excelências, Senhoras e Senhores
Declaro aberta esta Reunião Nacional de Parceiros da Cadeia de Abastecimento da Saúde de Angola.
Luanda 27 de março de 2023




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais