minsa.gov.ao
Regiões
06 Setembro de 2021 | 12h09

MINISTRA DA SAÚDE TERMINA VISITA DE CONSTATAÇÃO DO SECTOR NO NAMIBE

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, fez um balanço positivo depois de constatar “in loco”, nas últimas 48 horas, o funcionamento das unidades sanitárias da província do Namibe.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, fez um balanço positivo depois de constatar "in loco”, nas últimas 48 horas, o funcionamento das unidades sanitárias da província do Namibe.

A governante visitou o Centro de Tratamento da Covi-19, Hospital Provincial, Hospital Materno Infantil, Hospital Sanatório, Hospitais municipais, Centros de Saúde e Posto de Vacinação de Alto Rendimento.

É sempre bom, realçou, fazermos uma avaliação profunda da implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional, dos indicadores substanciais e na avaliação dos indicadores de Saúde.

Sílvia Lutucuta revelou ser importante constatar a qualidade dos prestadores de serviço, das infra-estruturas, dos recursos humanos tendo em conta os desafios que "nós estamos a implementar, olhando para o perfil epidemiológico da província”, asseverou.

No âmbito do combate a Covid-19, mais 18 mil vacinas e quatro mil testes rápidos foram entregues ao governo provincial que recebeu elogios pelo cumprimento das medidas sanitárias e de biossegurança.

"O governo provincial, liderado pelo governador, Archer Mangueira, tem estado a dar uma atenção no controlo da pandemia, com medidas sanitárias, com boa vigilância epidemiológica e também com a vacinação que é uma arma poderosa que nós temos neste combate”, disse a ministra que reconheceu "estamos satisfeitos com o programa de formação especializada de médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico. Assim, como o controlo das grandes endemias. Preocupa-nos ainda a situação da tuberculose na província. Temos uma taxa de abandono da medicação para tuberculose e também nalguma casos de HIV/SIDA”, concluiu.

Como solução desta preocupação, o sector da Saúde e Acção Social irão realizar um trabalho conjunto, segundo a ministra que referiu "temos que olhar em outros determinantes sociais de saúde, que pesam em grande medida no cumprimento da medicação dos doentes e muitos deles são vulneráveis. Já temos feito este trabalho numa articulação sectorial a nível de outras províncias”.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais