minsa.gov.ao
Regiões
18 Janeiro de 2023 | 14h01

CIRURGIAS DA FÍSTULA OBSTÉTRICA NA PROVÍNCIA DO BIÉ

Terminou na segunda feira, 16 de Janeiro a sexta campanha de cirurgias de fístula obstétrica, no Hospital Dr. Walter Strangway, na província do Bié com a parceria da equipa do Hospital Materno Infantil Dr. Anzacot de Menezes. Durante esta campanha foram operadas 65 mulheres.

Terminou nesta segunda feira, 16 de Janeiro a sexta campanha de cirurgias de fístula obstétrica, no Hospital Dr. Walter Strangway, na província do Bié com a parceria da equipa do Hospital Materno Infantil Dr. Anzacot de Menezes. Durante esta campanha foram operadas 65 mulheres. 

Entre 2021 e 2022, a província do Bié acolheu 5 campanhas de cirurgias de fístula obstétrica, três destas campanhas foram realizadas em 2021 e duas em 2022, onde foram operadas 218 e 253 mulheres, respectivamente.

No total das seis campanhas realizadas na província do Bié foram feitas 465 cirurgias de fístula obstétrica. Para além da província do Bié, três outras províncias acolheram campanhas de cirurgias de fístula obstétrica, nomeadamente a província do Bengo (com 9 cirurgias) em 2018, em 2022 a província do Uíge (com 12 cirurgias) e a província do Huambo (com 99 cirurgias).

Desde 2018, foram já realizadas um total de nove campanhas, prefazendo um total de 591 cirurgias de fístula obstétrica.

A fístula obstétrica é uma ruptura no canal vaginal que causa incontinência e leva à exclusão social de milhares de mulheres, na maioria dos casos nos países africanos. É um problema, que afecta jovens mulheres, cujos partos ocorrem em suas casas, com acesso limitado aos cuidados de saúde materna.

Com objectivo de ajudar as mulheres a reconstruírem as suas vidas. o Ministério da Saúde, tem vindo a realizar várias campanhas cirúrgicas desde 2018.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais