minsa.gov.ao
Sociedade
05 Fevereiro de 2024 | 10h02

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CANCRO

"Cancro não é sentença de morte"

Assinala-se a 4 de Fevereiro de 2024, o 24° aniversário do Dia Mundial do Câncer; uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controlo do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Esta data serve para conscientizar a população Mundial sobre os cuidados e prevenção do cancro que é um problema de saúde pública.

"Juntos criamos a mudança"

Hoje, sabemos mais sobre a doença. Por meio do investimento em investigação e inovação, testemunhamos avanços extraordinários no conhecimento científico, medicina, diagnóstico e tratamento do cancro.

 

Quanto mais sabemos, mais progresso podemos fazer na redução dos factores de risco, aumentando a prevenção e melhorando o diagnóstico precoce, o tratamento e os cuidados ao doente. Apesar destes avanços inspiradores, muitas pessoas encontram barreiras e dificuldades a cada passo, nomeadamente económicas, de educação, geográficas ou mesmo de estatuto social. Mas, estas barreiras não são imutáveis.


Todos os anos, temos a oportunidade para nos unirmos sob uma mesma causa e falar em uma só voz.


Segundo a OMS, os números são assustadores. Cerca de 1,1 milhões de novos casos de cancro ocorrem todos os anos em África, com cerca de 700 mil mortes. De acordo com as estimativas dos dados, a mortalidade por cancro aumentará consideravelmente para chegar a quase um milhão de mortes por ano até 2030, se não levarmos a cabo intervenções urgentes e ousadas. Devemos recordar que, os cancros mais comuns nos adultos incluem os cancros da mama (16,5%), do colo do útero (13,1%), da próstata (9,4%), do cólon e do fígado (4,6%), contribuindo para quase metade dos novos casos de cancro. Não obstante os desafios significativos em termos de dados, estima- se a incidência do cancro infantil na África Subsariana em 56,3 por milhão de habitantes.

 

As projecções actuais mostram que, quase 50% do fardo mundial do cancro infantil até 2050 será imputado à África, o que nos obriga a envidar esforços expeditos para enfrentar esta preocupação.

 

Em Angola, no IACC são atendidos em média cerca de 1 300 novos casos de cancro por ano, na sua maioria em fase avançada da doença.

 

Unindo esforços e nossas acções, podemos lutar contra o cancro a nível individual e comunitário, escolhendo estilos de vida saudáveis, sendo vacinados e regularmente rastreados contra cancros evitáveis.

 

INSTITUTO ANGOLANO DE CONTROLO DO CÂNCER, em Luanda aos 04 de Fevereiro de 2024.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais