minsa.gov.ao
Ministério
26 Abril de 2023 | 20h04

MINSA: ANGOLA REGISTA REDUÇÃO DE MORTES POR MALÁRIA

Angola registou uma redução de 10 por cento de mortes por malária, em relação ao ano anterior, apesar dos registos altos de número de casos em 2022 devido a pandemia da Covid-19.

Angola registou uma redução de 10 por cento de mortes por malária, em relação ao ano anterior, apesar dos registos altos de número de casos em 2022 devido a pandemia da Covid-19.
Estes dados foram apresentados pela directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, nesta terça-feira, 25 de Abril, em Luanda, por ocasião do Dia Mundial da Luta Contra a Malária.

De acordo com a directora Nacional de Saúde Pública, em Angola a malária é um problema grave de saúde pública e constitui a primeira causa de morbilidade e mortalidade.

"Em 2022 foram notificados cerca de 9.211.346 casos de malária, verificou-se um aumento de 0,4 por cento em relação ao ano de 2021, devido a pandemia da Covid-19, que impossibilitou o diagnóstico e ao tratamento da malária”, disse alertando que as pessoas com sinais e sintomas sugestivos de malária (febre, dor de cabeça e nas articulações) devem procurar os serviços de saúde mais próximo para realização de diagnóstico e em caso de positividade inicia e completa o seu tratamento que é gratuito em todas as unidades do Sistema Nacional de Saúde.

As mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos continuam a ser os grupos mais vulneráveis da malária.

O Dia Mundial da Luta Contra a Malária foi instituído em 2007 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com finalidade de reconhecer o esforço global para o controle efectivo da Malária, bem como para sensibilizar e melhorar o conhecimento da sociedade a cerca do seu impacto devastador a nível sanitário, social e económico.

A malária continua a ser uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. O último relatório Mundial da Malária de 2021, revela que foram registados 241 milhões de casos de malária e 621 mil mortes.

Para garantir uma resposta coordenada e sustentável o Ministério da Saúde (MINSA) elaborou com apoio técnico da OMS, o Plano Estratégico Nacional de Controlo da Malária 2021-2025, que está ser implementado em todo território nacional, visando acabar com a malária, reduzindo a morbilidade e a mortalidade através da prevenção e da transmissão da doença.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais