minsa.gov.ao
Ministério
18 Outubro de 2022 | 13h15

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E RESPOSTA NACIONAL DO VIH/SIDA DEBATIDA EM WORKSHOP

Angola tem investido na resposta nacional, além da melhoria gradual de disponibilidade de recursos locais e do compromisso político para alcançar as metas globais lançadas pela OMS, para a situação epidemiológica do VIH/SIDA. O tema sobre a Situação Epidemiológica e Resposta Nacional do VIH/SIDA esteve em análise durante o Workshop que decorreu no Instituto Nacional de Luta Contra SIDA no dia12 de Outubro, em Luanda.

Angola tem investido na resposta nacional, além da melhoria gradual de disponibilidade de recursos locais e do compromisso político para alcançar as metas globais lançadas pela OMS, para a situação epidemiológica do VIH/SIDA.


O tema sobre a Situação Epidemiológica e Resposta Nacional do VIH/SIDA esteve em análise durante o Workshop que decorreu no Instituto Nacional de Luta Contra SIDA no dia12 de Outubro, em Luanda.


Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, o governo tem apostado em estratégia para diagnóstico do VIH entre outras doenças.


"Destaca-se a implantação em todo país da estratégia testar e tratar, a expansão da oferta de carga viral e diagnóstico precoce infantil, além da adopção de esquemas terapêuticos mais eficazes e adopção da estratégia de caso índice para diagnóstico do VIH entre outras doenças”, referiu o secretário de Estado.


Os participantes reconheceram que a logística de medicamentos antirretrovirais melhorou consideravelmente, após a simplificação de esquemas terapêuticos com a introdução de Dolutegravir para adolescentes e adultos a partir de Fevereiro de 2021. 


A introdução deste fármaco, disse o Carlos Pinto de Sousa, melhorou a qualidade de vida e aceitação dos utentes ao tratamento que tem posologia confortável e drástica diminuição de efeitos colaterais.


Durante o Workshop, o secretário de Estado disse que os cuidados primários de saúde em particular a atenção da saúde da mulher e da criança, continuam a ser prioridade para o governo, sendo que a Campanha Nascer Livre Para Brilhar permitiu reduzir a taxa de transmissão do VIH de mãe para filho de 26 por cento no ano de 2018 para 15 por cento em 2021. 


Os serviços de Prevenção da Transmissão do VIH de mãe para filho aumentaram significativamente. Estes serviços estão implementados nos 164 municípios e integrados com os serviços de Saúde Reprodutiva, possuindo maior acesso das gestantes ao acompanhamento e as intervenções para prevenção da transmissão do VIH da mãe para filho.


Angola é um dos países com a taxa de prevalências do VIH entre as mais baixas da região subsaariana.


Carlos Pinto de Sousa garantiu que o país tem em Stock antirretrovirais, testes e preservativos para os próximos meses e que a aposta para os próximos dias é levar a saúde para mais próximo da população através de intervenções comunitárias, envolvimento da sociedade civil particularmente as famílias, igrejas Organizações da sociedade civil para prevenção da doença



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais