minsa.gov.ao
Sociedade
03 Outubro de 2023 | 10h10

VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA REINAUGURA HOSPITAL GERAL ESPECIALIZADO NEVES BENDINHA

O Serviço Nacional de Saúde foi reforçado com a reinauguração do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, esta segunda-feira, 2 de Outubro, em Luanda, pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa.

O Serviço Nacional de Saúde foi reforçado com a reinauguração do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, esta segunda-feira, 2 de Outubro, em Luanda, pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa. 

Na ocasião, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que trata-se de uma infra-estrutura hospitalar que, pelas suas características e valências, configura mais um exemplo do processo de fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), contribuindo para a promoção da saúde, a prevenção da doença, tratamento e reabilitação de pessoas com queimaduras, bem como para incentivar a investigação e a formação de quadros, proporcionando a equidade e a redução das desigualdades no acesso aos cuidados de saúde de qualidade e humanizados.

"Todos os serviços estão equipados com equipamentos e meios de diagnóstico que vão permitir aumentar a sua capacidade de resolução, podendo realizar exames, particularmente de Raio X, ecografias, laboratoriais de diagnóstico e análises clínicas”.

A nova instalação hospitalar, com uma capacidade para conta com uma capacidade para 80 camas, possui também serviços de hemoterapia e uma morgue com 12 gavetas, estando toda a infra-estrutura equipada com rede de gases medicinais, rede AVAC, geradores e rede de combate contra incêndios.

Sílvia Lutucuta referiu que o hospital vai beneficiar não só a população de Luanda, mas de todo o país. A ministra garantiu que a unidade sanitária serve ao nível da inovação e da qualidade da prestação de cuidados de saúde. 

"Dará melhor resposta às necessidades dos cidadãos e melhorará, também, as condições de atractividade para profissionais de saúde comprometidos”, disse a ministra.

O hospital conta com um total de 439 profissionais, dos quais 47 médicos, sendo 15 especialistas e 32 internos, 209 enfermeiros, 90 técnicos de diagnóstico e terapêutica, 41 técnicos de apoio hospitalar, 51 do regime geral e um assistente social.

A unidade hospitalar foi erguida numa área de cerca de 6581 metros quadrados, e está preparado para a prestação de assistência de saúde de cuidados primários e especializados para doentes com queimaduras, internamente pediátrico e adulto, cuidados intensivos, banco de urgência, laboratório, imagiologia (Raio x e ecógrafos).

O Hospital Geral Especializado Neves Bendinha, possui igualmente de lavandaria, cozinha, refeitório, esterilização, blocos operatórios, consulta externa de medicina, ambulatório para queimados, fisioterapia, farmácia e outros.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais