• Angola e Huawei assinam Memorando de Entendimento para o reforço da Saúde Digital


    O Ministério da Saúde da República de Angola (MINSA) e a empresa internacional de aplicações tecnológicas Huawei Technologies Angola, Lda. assinaram, esta segunda-feira, 26 de Janeiro em Shenzhen, um Memorando de Entendimento (MdE) no domínio da Saúde Digital, no quadro da visita oficial da Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Paula Valentim Lutucuta, à República Popular da China.

    O acto marcou o último dia da missão oficial da titular da pasta da Saúde à China, após uma semana intensa de actividades nas cidades de Pequim e Shenzhen, e foi antecedido por uma visita guiada às instalações e à exposição tecnológica da Huawei. Durante a visita, a delegação angolana teve a oportunidade de conhecer, em detalhe, soluções inovadoras aplicadas ao sector da saúde, com destaque para hospitais inteligentes, imagiologia digital, telemedicina, inteligência artificial aplicada à saúde, conectividade hospitalar, centros de dados e sistemas de energia digital.

    Após a visita guiada, decorreu a cerimónia oficial de assinatura do Memorando de Entendimento, que pelo Ministério da Saúde foi rubricado pelo Director Interino do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE), Dr. Pedro Duarte Gabriel, e pela Huawei pelo Vice-CEO da Huawei Angola, Qian Lei. Na ocasião, representantes da Huawei usaram da palavra, seguindo-se a intervenção da Ministra da Saúde, que destacou o carácter estratégico da parceria entre o Governo de Angola e a empresa tecnológica chinesa, sublinhando o impacto positivo que a adopção de soluções digitais terá na modernização, eficiência e melhoria da qualidade do Sistema Nacional de Saúde.

    A Ministra Sílvia Lutucuta referiu que o acordo se enquadra no processo de construção e apetrechamento do novo hospital terciário de referência (AMCOA), bem como no reforço de programas estruturantes do sector da saúde, com particular destaque para o Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS), que esteve representado no acto pelo seu Coordenador e Gestor Técnico, Dr. Job Monteiro. Segundo a governante, a cooperação com a Huawei permitirá potenciar iniciativas já em curso no domínio da especialização em enfermagem, que com recursos ao ensino a distância a formação é ministrada em 12 províncias.

    O Memorando de Entendimento estabelece um quadro de cooperação que prevê, entre outros aspectos, o apoio à formação dos cerca de 38.000 profissionais de saúde, a realização de mais de 500.000 consultas médicas remotas ao longo de um período de quatro anos, a digitalização progressiva de hospitais e unidades sanitárias em todo o território nacional, a implementação de soluções de telemedicina, telenfermagem, imagiologia digital e inteligência artificial aplicada à saúde, bem como o desenvolvimento de talentos nacionais e a capacitação contínua de quadros angolanos no domínio das tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao sector da saúde.

    Na sua intervenção, a Ministra da Saúde enalteceu ainda os marcos históricos alcançados pela Huawei e o seu posicionamento de referência a nível internacional, manifestando o desejo de ver cada vez mais jovens angolanos integrados em projectos internacionais de inovação tecnológica. A governante destacou igualmente o carácter multicultural da empresa e afirmou acreditar no potencial dos quadros nacionais nas áreas das tecnologias, desde que devidamente incentivados e capacitados. A Ministra transmitiu, por fim, uma mensagem de amizade e cooperação do Executivo angolano ao Governo e ao povo da República Popular da China, reiterando o compromisso de Angola em aprofundar a cooperação bilateral no domínio da saúde e da inovação tecnológica.

    A visita contou com a presença de uma delegação multissectorial do Ministério da Saúde, integrada pela Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Paula Valentim Lutucuta, pelo Director do Gabinete da Ministra, Dr. João Santos, pelo Director Interino do GEPE, Dr. Pedro Duarte Gabriel, pelo Coordenador e Gestor Técnico do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde, Dr. Job Monteiro, pelo especialista em formação e neurocirurgião, Dr. Djamel Kitumba, pelo especialista e Chefe de Serviço de Imagiologia, Dr. Celestino Delgado, pelo Consultor do Gabinete da Ministra, Dr. António Costa, bem como por directores nacionais do MINSA, directores de hospitais gerais e especialistas da Unidade de Implementação do PFRHS. O acto contou igualmente com a presença de altos responsáveis da Huawei China e da Huawei Angola.