• ANGOLA PARTICIPA NO WORKSHOP DE VALIDAÇÃO DA AGENDA LUSAKA ORGANIZADO PELA ÁFRICA CDC EM ADDIS ABEBA


    Angola participou, nos dias 09 e 10 de Dezembro de 2025, no Workshop de Validação da Agenda Lusaka, realizado em Addis Abeba, Etiópia, sob organização do África CDC. O encontro teve como propósito validar e consolidar a implementação da Agenda Lusaka, adotada pela Assembleia da União Africana em Fevereiro de 2024 (Assembleia/UA/Dec.880(XXXVII)),
    documento que estabelece cinco mudanças estratégicas para reformar as parcerias globais em saúde no continente africano. A Sessão de Abertura foi presidida por S. Ex.ª Dr. Mekdes Daba, Ministro da Saúde da Etiópia, contando ainda com a presença de representantes do Director-Geral do África CDC, da Organização Mundial da Saúde (OMS), parceiros da Iniciativa Global em Saúde e membros da sociedade civil.

    O Ministério da Saúde de Angola esteve representado pelo Director Nacional dos Hospitais, Dr. Benedito Quinta, e pelo Director Interino do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, Dr. Pedro Duarte Gabriel. A delegação angolana participou activamente nos debates técnicos e co-presidiu a sessão do segundo dia do evento, dirigida pelo Director dos Cuidados Primários de Saúde do África CDC, Dr. Landry Tsague.

    A Agenda Lusaka estabelece cinco mudanças essenciais para fortalecer os sistemas de saúde africanos e orientar a evolução de longo prazo das iniciativas globais de saúde. Entre estas destacam-se o reforço do contributo para os Cuidados de Saúde Primários (CSP), consolidando sistemas de saúde resilientes; o papel catalisador para serviços e funções de saúde pública sustentáveis e financiados internamente; a promoção de abordagens conjuntas para alcançar equidade nos resultados de saúde; a garantia de coerência estratégica e operacional entre intervenções e parcerias; e a coordenação de esforços em produtos de saúde, investigação, desenvolvimento e produção regional, enfrentando falhas de mercado e de políticas.

    No encerramento do Workshop, os países participantes reafirmaram o seu compromisso com a implementação da Agenda Lusaka, incluindo a sua integração nos planos nacionais, orçamentos e quadros de monitoria, o reforço dos Cuidados Primários de Saúde como base para segurança e soberania sanitária, a aceleração da transformação digital dos sistemas de CSP garantindo interoperabilidade e utilização de dados em tempo real, o aumento e sustentabilidade do financiamento doméstico com melhor alinhamento dos recursos externos, o reforço dos ecossistemas regulatórios e da produção de produtos essenciais de saúde, e a prestação de contas anual utilizando o Painel de Indicadores da Agenda Lusaka e participação nos mecanismos continentais de monitoria.

    O evento concluiu que a implementação integrada da Agenda Lusaka permitirá ao continente africano fortalecer a governação da saúde, consolidar sistemas sanitários resilientes e avançar rumo à Agenda Africana de Segurança e Soberania Sanitária, contribuindo para a transformação dos Cuidados Primários de Saúde e para o desenvolvimento de um futuro sanitário sustentável no continente.

    Fonte : Ministério da Saúde de Angola (MINSA)
    Lusaka, 11 de Dezembro de 2025.