Angola recebeu dez equipamentos de cadeia de frio para refrigeração de produtos biofarmacêuticos, doados pela República da Coreia em parceria com a UNICEF-Angola. Os equipamentos serão instalados em comunidades de difícil acesso nas províncias do Icolo e Bengo, bem como em áreas periféricas de Luanda.
Segundo o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, os novos equipamentos são fundamentais para garantir a conservação adequada das vacinas, assegurando a sua eficácia e contribuindo decisivamente para o sucesso dos programas de vacinação de rotina.
"Este apoio vai além da intensificação da vacinação de crianças zero-dose e com esquema incompleto nas províncias do Icolo e Bengo e da Huíla. Também fortalece a realização periódica de vacinação de rotina com múltiplos antígenos, reforçando a proteção de mulheres grávidas e idosos", sublinhou.
O embaixador da República da Coreia do Sul, Kwangjin Choi, destacou que a doação destes equipamentos simboliza a profunda amizade e parceria entre os dois países, representando o interesse do povo coreano em contribuir para a melhoria da saúde e segurança do povo angolano.
O representante da UNICEF em Angola, Antero de Pina, informou que a organização está a apoiar o governo no mapeamento e registo de crianças zero-dose através de ferramentas digitais. A iniciativa actua em várias províncias, incluindo a Huíla, onde já foi realizada a digitalização de mais de 80 mil crianças.
A República da Coreia tem-se consolidado como parceiro estratégico e solidário na agenda de Saúde Pública africana, particularmente em Angola.