• ANGOLA REFORÇA FORMAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS COM PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO


    Angola inicia uma nova etapa no fortalecimento da formação de profissionais de saúde com a chegada ao país do Professor Doutor Fernando Cendes, Neurocientista, Neurologista brasileiro de renome internacional, especialista em epilepsia e neurofisiologia clínica.

    A visita integra o Programa de Apoio à Formação em Neurofisiologia Clínica, uma iniciativa do Ministério da Saúde de Angola (MINSA), por intermédio da Unidade de Implementação de Projetos (UIP), no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal em Saúde, financiado pelo Banco Mundial.

    O programa, que decorrerá de 9 a 14 de julho, contará com uma agenda intensiva de actividades formativas, visitas técnicas e mesas-redondas, destinadas à capacitação especializada de profissionais de saúde nas áreas das neurociências.

    Esta iniciativa insere-se nos esforços do MINSA, por via da UIP, para suprir lacunas técnicas nas unidades hospitalares e formar até 38 mil quadros no âmbito do Sistema Nacional de Saúde.

    O ponto alto será o Simpósio Nacional de Formação em Neurofisiologia Clínica, no dia 10 de julho, no Complexo de Ciências da Saúde, Hospital Geral de Luanda, Bispo Emílio de Carvalho, na província de Ícolo e Bengo.

    Contará com a Aula Magna proferida pelo Prof. Dr. Fernando Cendes, com o tema:
    “Do Neurônio ao Comportamento: Avanços Funcionais e Diagnósticos em Neurofisiologia”;
    Apresentação oficial do Programa de Apoio à Formação em Neurofisiologia Clínica, pelo Coordenador Nacional, Prof. Dr. Job Monteiro;
    Encerramento da sessão com a presença da Ministra da Saúde, Sua Excelência Dra. Sílvia Lutucuta.

    No Período da tarde:
    Mesa-redonda com especialistas nacionais e internacionais, debatendo os desafios e estratégias para a implementação da formação em neurofisiologia clínica em Angola.

    Moderação: Prof. Dr. Miguel Bettencourt
    Participantes: Drs. João Adilson, Betuel Helena, Bruno Gumieiro e Djamel Kitumba.

    Actividades nas Províncias
    Nos dias 11 e 12 de julho, a comitiva desloca-se à província do Huambo, onde está previsto:

    - Encontro técnico com a direcção do Hospital Geral do Huambo e do Centro de Reabilitação Princesa Diana;
    Aula magna do Prof. Dr. Fernando Cendes sobre: “Avanços no Tratamento da Epilepsia”;
    - Visita técnica à unidade de reabilitação para troca de experiências e promoção de acções formativas regionais.

    O objectivo central desta etapa é identificar necessidades locais de formação, estabelecer parcerias regionais e definir prioridades para a qualificação de profissionais, no contexto da cobertura universal em saúde.

    Hoje , 08 de julho, o Coordenador Nacional do projecto, Prof. Dr. Job Monteiro, acompanhado da equipa técnica da UIP, incluindo o especialista em monitoria e avaliação, *Dr. Pierre Habimana, a especialista em comunicação, e a assistente de Direção e de aquisições, Karen dos Santos, conduziu um encontro de auscultação com as direcções clínicas, pedagógicas e técnicas do Hospital Pediátrico David Bernardino.

    Durante a reunião, foram discutidas as possibilidades de apoio à formação especializada e foi acordado o início de um diagnóstico interno de necessidades de formação, fundamental para adequar o plano nacional de capacitação à realidade de cada unidade hospitalar.

    Segundo o Prof. Dr. Job Monteiro “Esta é uma oportunidade concreta de reverter anos de insuficiência em investimentos formativos na área das neurociências. O programa está alinhado com as políticas públicas de saúde e com o financiamento estratégico do Banco Mundial, que prevê a capacitação de dezenas de milhares de profissionais angolanos.”

    A iniciativa foi amplamente reconhecida pelos profissionais de saúde. O Dr. Leite Cruzeiro, Director Clínico e Pedagógico Interino do Hospital Pediátrico David Bernardino, declarou:

    “Felicitamos o Governo Angolano e o Ministério da Saúde por esta belíssima e competente iniciativa. É desta forma que, juntos, chegamos lá.”

    A programação decorre até o dia 14 de julho e está aberta à participação remota de profissionais de saúde, docentes, estudantes e gestores do sector.

    Para mais informações, contacte:

    Neusa Cumbe – Especialista de Comunicação do PFRHS
    neusacumbe@pfrhs.minsa.gov.ao
    +244 923 420 135
    Luanda , 08 de Julho de 2025