• CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O CANCRO DO COLO DO ÚTERO ARRANCA EM OUTUBRO


    A Campanha Nacional de Vacinação contra o Cancro do Colo do Útero, dirigida a meninas com idades entre 9 e 12 anos, será realizada em Outubro deste ano, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa, nesta terça-feira, 2 de Setembro, em Luanda.

    O secretário de Estafo falava durante a abertura do Workshop de Avaliação Intercalar do Programa de Imunização, que decorre de 2 a 3 de Setembro, com o objectivo de refletir sobre os avanços e desafios do Programa Nacional de Imunização.

    Segundo o governante, a vacinação contra o Cancro do Colo do Útero será introduzida inicialmente em formato de campanha nacional, em parceria com o Ministério da Educação, prevendo-se a sua integração na rotina de vacinação a partir de 2026.

    Para a fase inicial, o MINSA já adquiriu 2.230 mil doses da vacina bivalente contra o Cancro do Colo do Útero (Cecolin 16-18).

    Durante o evento, foram destacados os progressos significativos no reforço da cadeia de frio, na introdução de novas vacinas e na melhoria da vigilância epidemiológica, com impacto positivo na saúde infantil em Angola.

    A Directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas, agradeceu o apoio dos parceiros internacionais, destacando a capacitação de profissionais e o uso de plataformas digitais de monitorização em tempo real como avanços estratégicos.

    O workshop conta com a participação de representantes da OMS, UNICEF, GAVI, Banco Mundial, PNUD, World Vision e altos funcionários do sector da saúde e parceiros técnicos e financeiros.

    Fonte: DNSP/MINSA