A Central de Compras e Aprovisionamento de Meios Médicos de Angola (CECOMA) celebrou, nesta sexta-feira, 19 de Setembro, o seu 11.º Aniversário, destacando os avanços na garantia do acesso regular a medicamentos e meios médicos seguros e eficazes para a população angolana.
Criado pelo Decreto Presidencial n.º 269/14 de 22 de Setembro, a CECOMA actua sob superintendência do Ministério da Saúde, como um Instituto Público com autonomia financeira e patrimonial, responsável pelo sistema de aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos e equipamentos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Durante a cerimónia, o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa, destacou o crescimento e desenvolvimento satisfatório da instituição ao longo dos 11 anos, ressaltando os esforços contínuos na melhoria das infraestruturas, nomeadamente dos depósitos provinciais e unidades sanitárias, bem como a implementação de soluções tecnológicas para otimizar a cadeia de abastecimento.
A formação contínua dos quadros técnicos foi apontada, pelo responsável, como um factor essencial para o aumento da qualidade dos serviços prestados.
"Entre as prioridades do CECOMA estão a consolidação de um sistema racional e eficiente de aquisição e distribuição, a garantia da qualidade e segurança dos medicamentos, e o fortalecimento da cadeia de abastecimento nacional". Frisou.
A instituição também apoia programas de saúde pública como os de combate à malária, tuberculose, HIV/SIDA, saúde reprodutiva e vacinação.
Durante a cerimônia, foram homenageados os directores cessantes da instituição e colaboradores destacados pela sua dedicação e desempenho.
No seu 11.°Aniversário, a CECOMA reafirma, o seu compromisso com a sustentabilidade e eficácia do Sistema de Saúde em Angola, contribuindo para que todas as unidades sanitárias do país disponham dos recursos necessários para melhor servir a população.
Fonte: DCI-MINSA