Face ao aumento de casos de Varíola dos Macacos, agravada pelo surgimento de uma nova variante, mais contagiosa e letal com tendência a espalhar-se por mais países africanos, o Ministério da Saúde vem por esta comunicar à opinião pública nacional que mantém activo o estado de alerta no sentido de evitar que a doença entre no nosso país ou, no caso de isso acontecer, ser de imediato detectada e dado o tratamento próprio recomendado pelos protocolos da OMS.
A Varíola dos Macacos (Monkeypox), recorde-se, é uma zoonose viral (um vírus transmitido aos seres humanos a partir de macacos e roedores) e que se manifesta através de febre, dor de cabeça, fadiga, dor muscular, íngua, erupções cutâneas generalizadas (lesões na pele) e o período de incubação da doença varia de 5 a 21 dias.
O Ministério da Saúde vem, por este meio, informar que ainda não temos casos registados em Angola e reiteramos as medidas de protecção individual e colectiva, nomeadamente:• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfectar com álcool gel;
• Não caçar, nem comer a carne de macacos e roedores (ratos, camundongos, kambuíge e esquilos);
• Evitar a exposição directa à carne e sangue destes animais;
• Evitar o contacto físico com pessoas que apresentem os sinais e sintomas acima referidos, bem como materiais e utensílios por eles usados (vestuário, roupas de cama, toalhas, pratos, copos, talheres, etc);
• Usar luvas e roupas apropriadas durante o manuseio dos animais nos procedimentos de abate;
• No caso de detectar algum dos sintomas acima referenciados, deve dirigir-se imediatamente à unidade de saúde mais próxima.
O Ministério da Saúde apela à Sociedade que mantenha a calma e serenidade, evitando disseminar informações não confirmadas ou de fontes duvidosas. As únicas informações a considerar fidedignas são aquelas comunicadas pelos órgãos oficiais.
Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional do Ministério da Saúde em Luanda, aos 16 de Agosto de 2024.
ANEXOS: mpox-dnsp2408191738401_208470867066c39a50648f3.pdf (gov.ao)