O Hospital Pedalé, anunciou, neste sábado, a entrada em funcionamento do novo equipamento de Ressonância Magnética (RM) 3TESLA, um marco tecnológico sem precedentes no Sistema de Saúde em Angola.
A cerimónia de inauguração decorreu neste sábado, 27 de Setembro, presidida por Sua Excelência, Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que testemunhou este importante avanço para o Sector da Saúde.
O equipamento de Ressonância Magnética 3 TESLA representa uma evolução significativa na área de diagnóstico por imagem, permitindo a obtenção de imagens tridimensionais (3D) com altíssima resolução, maior precisão e rapidez. A potência do campo magnético, duas vezes superior aos aparelhos convencionais (1.5 Tesla), permite diagnósticos mais eficazes em neurologia, sistema cardiovascular, oncologia, bem como na avaliação de lesões músculo-esqueléticas e outras patologias complexas.
Além da qualidade técnica, a nova unidade oferece mais conforto aos pacientes, com design que reduz a sensação de confinamento, sendo especialmente benéfico para pessoas com claustrofobia.
Importa realçar que, é a primeira vez que uma unidade sanitária em Angola disponibiliza tecnologia de RM 3 TESLA, o que permitirá não apenas diagnósticos mais precisos, mas também a realização de exames como angiografias neurológicas e cardiovasculares de intervenção, elevando o padrão da medicina diagnóstica no país.
Com este investimento, o Hospital-de-Exército Pedro Maria Tonha "Pedalé" reforça o seu papel como unidade de referência nacional, alinhado com os objetivos estratégicos do Executivo para a modernização e humanização dos serviços de saúde em Angola.
Fonte; GCI-MINSA