Passado um ano desde a sua inauguração pelo Presidente da República, João Lourenço, a principal unidade sanitária da província do Bié, Hospital Dr. Walter Strangway, já realizou 61.275 consultas de especialidade, 7.380 de cirurgia geral, destacando 178 intervenções a fístula obstétrica, 221 intervenções ortopédicas, 180 intervenções cirúrgicas plástica, 2.885 grandes cirurgias e 1.206 cesarianas.
De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, neste sábado, 11 de Setembro, na cidade do Cuito, além destes dados, o hospital é um activo no processo do reforço do Sistema Nacional de Saúde do país, particularmente na formação de quadros da província.
É conhecida a atenção que tenho dado ao processo de educação contínuo dos trabalhadores de Saúde, para melhorar os conhecimentos, habilidades técnicas, capacidade de gestão e o comportamento profissional, permitindo a sua constante adaptação a evolução científica e técnica às necessidades dos sistema Nacional de Saúde, com qualidade equidade e eficiência. Uma componente essencial da gestão do Sistema de Saúde e parte integrante da política de gestão e desenvolvimento dos Recursos
Humanos do Ministério da Saúde, referiu a ministra. Para a comemoração da efeméride foi realizada a primeira jornada cientifica e no acto de encerramento Sílvia Lutucuta felicitou o governo provincial do Bié, pelo envolvimento activo no processo do reforço do Sistema Nacional de Saúde, particularmente na formação de quadros da província.
Actualmente estão a ser especializados 104 médicos internos, distribuídos em 21 programas de formação que revela o cumprimento do objectivos preconizados pelo Plano de Formação de Quadros do Ministério da Saúde.
"Pois é actualmente um sustentáculo da especialização médica no país, um pólo de referência nacional para formação de médicos especialistas”, realçou tendo avançado que o hospital conta com 1.425 trabalhadores, entre os quais 51 especialista.
A governante aproveitou a ocasião para constatar o grau de execução das obras do Hospital Municipal do Cunje, que disse estar avançada e sentiu-se satisfeita com os resultados, tendo posteriormente constatado as obras do Hospital Geral que está enquadrado no programa do PIIM.
Depois de visitar o posto de vacinação de Alto Rendimento, onde interagiu com os utentes e sentiu-se satisfeita com a adesão.
No âmbito do combate a Covid-19, a província foi reforçada com 11.700 doses de vacinas da Pfizer e 1.500 testes rápidos de diagnóstico da Covid-19.
Sílvia Lutucuta fez-se acompanhar do governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, secretário de Estado para Área Hospitalar, Leonardo Europeu, a bastonária da Ordem dos Médicos, Elisa Gaspar e altosfuncionários do Ministério da Saúde.