Angola fortalece saúde neurológica: Huambo recebe missão com foco em epilepsia e neurofisiologia clínica, Prof. Fernando Cendes ministra Aula Magna e reforça intercâmbio com profissionais locais
No âmbito do Programa de Apoio à Formação em Neurofisiologia Clínica, a província do Huambo acolheu, neste sábado, 12 de Julho uma delegação da Unidade de Implementação do Projecto (UIP) que se encontra em missão pela região centro do país. A equipa, composta por especialistas nacionais e internacionais, é liderada pelo Dr. Job Monteiro, coordenador e gestor técnico do projecto, com o objectivo de reforçar as capacidades clínicas no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas em Angola.
A missão contou com a participação dos especialistas o Neurocirurgião, Dr. Djamel Kitumba (formação), da especialista em comunicação e informação do projecto, do neurologista Dr. Betuel Helena, Dr. Bruno Gumieiro, bem como do Director do Hospital Geral do Huambo, *Dr. Joaquim Isaac, que recebeu a comitiva.
O ponto alto da visita foi a Aula Magna ministrada pelo Prof. Doutor Fernando Cendes, referência internacional em epilepsia e neuroimagem, e professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.
A sessão, com o tema “*Avanços no Tratamento da Epilepsia”, reuniu dezenas de profissionais de saúde, que acompanharam presencialmente e cerca de 4 mil profissionais do sector que acompanharam virtualmente, promovendo uma valiosa troca de experiências sobre práticas clínicas inovadoras na área neurológica.
Também integrou a missão o Dr. Bruno Gumiero, neurologista e especialista em monitorização neurofisiológica intraoperatória, que abordou técnicas modernas aplicadas à neurocirurgia e reabilitação neurológica.
Esta acção integra-se no acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde (MINSA) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, em curso entre os dias 09 e 13 de julho de 2025.
Após esta etapa de sensibilização e partilha de conhecimento, os especialistas brasileiros darão início à fase formativa prática, prevista para arrancar em setembro de 2025, em unidades hospitalares previamente identificadas.
Este programa enquadra-se no plano nacional de valorização do capital humano na saúde, com os seguintes eixos estratégicos:
- Capacitação contínua de profissionais de saúde angolanos;
- Modernização das práticas clínicas e diagnósticas;
- Expansão da rede nacional de apoio ao diagnóstico de doenças neurológicas;
- Fortalecimento da articulação entre unidades hospitalares e centros de reabilitação, promovendo a reintegração social dos pacientes.
“Este programa não só eleva o conhecimento técnico local, como também promove a criação de redes clínicas integradas. O nosso objectivo é que o conhecimento aqui partilhado se reflita directamente na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos pacientes neurológicos,” afirmou o Dr. Job Monteiro, gestor técnico do projecto .
Contactos para a Imprensa
Neusa Cumbe
Especialista de Comunicação do PFRHS
neusacumbe@pfrhs.minsa.gov.ao
+ 244 923 420 135