• JOVITA ANDRÉ É A NOVA BASTONÁRIA DA ORDEM DOS MÉDICOS DE ANGOLA


    A médica Jovita André foi eleita nova Bastonária da Ordem dos Médicos de Angola (ORMED), conforme os resultados definitivos divulgados nesta terça-feira, 21 de Outubro. A votação ocorreu no dia 26 de Setembro de 2025, tendo a nova dirigente obtido 327 votos.

    A cerimónia de tomada de posse está marcada para o dia 21 de Dezembro, altura em que Jovita André assumirá oficialmente o cargo, sucedendo à Dra. Elisa Gaspar, que liderava a Ordem desde Abril de 2019.

    Com uma carreira consolidada na medicina, Jovita André, é especialista em Medicina Interna e Reumatologia, com formação adicional em Gestão da Saúde e Docência Universitária. Até à eleição, exercia o cargo de Directora Geral do Hospital de Cacuaco "Heróis do Kifangondo", em Luanda.

    Criada em 1991, a Ordem dos Médicos de Angola é uma instituição pública com o objetivo de defender a ética médica, promover a qualificação profissional e salvaguardar os interesses da classe médica, além de contribuir para o fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde.

    A Ordem dos Médicos de Angola, já teve diversos presidentes ao longo da sua história, como Carlos Alberto Mac. (1997–1998), Carlos Fernandes (1999–2002), José João Bastos (2002–2007), Carlos Alberto Pinto de Sousa (2007–2019), Elisa Gaspar (2019–2025) e Jovita André (2025–)

    O mandato da nova Bastonária será voltado para o reforço da valorização dos médicos, o cumprimento dos princípios deontológicos da profissão e a promoção de melhorias no Sistema de Saúde em Angola.

    A data de 26 de janeiro, que marca a proclamação oficial da Ordem dos Médicos de Angola, é celebrada anualmente como o Dia do Médico Angolano.

    Fonte: DCI/MINSA