Ministério da Saúde , Apoia Participação de Jovens Médicos Angolanos no Congresso Internacional de Cardiologia no Brasil
A Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, manifestou o seu apoio à participação de três jovens médicos angolanos no maior Congresso de Cardiologia da América Latina, que terá lugar no Brasil entre os dias 18 a 22 de Setembro . O apoio, de natureza administrativa e financeira, será assegurado pela Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP), enquadrado no esforço contínuo de qualificação dos quadros nacionais do sector da saúde.
O referido projecto responde a uma das prioridades estratégicas definidas pelo Presidente da República, João Lourenço, que, na sua intervenção na cerimónia de abertura da Conferência Nacional sobre o Capital Humano, realizada na sexta-feira, 29 de agosto de 2025, sublinhou:
"Estamos cientes de que os desafios são muitos , desde a necessidade de aumentar e melhorar as infra-estruturas de formação e ensino, até à capacitação contínua dos profissionais da educação e da saúde, passando pela promoção de um ambiente de trabalho que valorize e desenvolva as competências dos nossos cidadãos."
Inspirado por essa orientação presidencial, o Ministério da Saúde tem reforçado a aposta na formação contínua e na valorização dos jovens talentos nacionais. A participação de Eucácia Yunara Neto de Freitas, 27 anos, Dingameno Afonso Sebastião, 25 anos e Dinis Suca Manda, 28 anos, no congresso internacional representa um marco significativo para a medicina angolana.
Estes jovens, recentemente formados nas principais instituições de ensino médico de Luanda, foram selecionados para apresentar trabalhos científicos de mérito reconhecido, aceites por comissões científicas internacionais. A participação no congresso, além de ser uma oportunidade ímpar de crescimento profissional, constitui uma plataforma de projecção da ciência médica angolana no cenário internacional.
- Eucácia Yunara Neto de Freitas, médica e futura especialista em Hematologia;
- Dingameno Afonso Sebastião, com interesse em Anestesiologia e Reanimação; Dinis Suca Manda, ambos médicos estagiários no Hospital Azancot de Menezes.
"Estes jovens representam a esperança e o futuro da medicina em Angola. São brilhantes, inovadores e portadores de iniciativas transformadoras. O Ministério da Saúde está comprometido não apenas com a sua participação neste importante congresso, mas também com o seu percurso formativo, garantindo o início imediato de uma formação especializada contínua no nosso sistema nacional de saúde. Estamos a investir no futuro da medicina angolana e na melhoria de todo o sistema de saúde do país, Dra Silvia Lutucuta, Ministra da Saúde.”
Os três profissionais manifestaram publicamente a sua gratidão ao Executivo Angolano e, em particular, à Ministra da Saúde, pelo acolhimento do seu apelo e pela resposta célere e eficaz que permitirá representar Angola num palco internacional de elevado prestígio.
Eucácia Yunara Neto de Freitas, 27 anos, “*Gostaria de expressar a minha profunda gratidão ao Executivo Angolano, à Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, e à equipa da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, por todo o apoio. Esta é uma oportunidade única para a minha carreira e para o fortalecimento da investigação científica em Angola. Comprometo-me a partilhar e aplicar, no nosso país, todo o conhecimento que adquirir, especialmente na área da Hematologia."
Dingameno Afonso Sebastião, 25 anos, “Estou profundamente agradecido por ter sido ouvido. A participação no Congresso Internacional de Cardiologia é uma honra e uma enorme responsabilidade. Agradeço ao Governo de Angola e à Ministra Sílvia Lutucuta por confiarem em nós. Esta é uma oportunidade de crescimento e de formação que vou agarrar com responsabilidade, com foco na especialização em Anestesiologia e Reanimação”.
Dinis Suca Manda, 28 anos, “ É com grande entusiasmo que agradeço ao Executivo Angolano, à Ministra Sílvia Lutucuta e à equipa da Unidade de Implementação do Projecto. Este apoio representa um voto de confiança no nosso trabalho e no nosso futuro como profissionais da saúde. Vou empenhar-me em retribuir este investimento com dedicação, profissionalismo e compromisso com a saúde pública em Angola."
Compromisso com a Formação Contínua
Para além do apoio à participação no congresso, o Ministério da Saúde garantiu que os três profissionais serão integrados para assegurar que, após o evento, possam iniciar de imediato os seus estágios e processos de especialização nas unidades hospitalares do país, com prioridade para as infra- estruturas de Luanda.
"A participação desses jovens no Congresso Internacional de Cardiologia é, sem dúvida, um momento de afirmação para a medicina angolana. O Governo e o Ministério da Saúde mantêm o seu compromisso com a formação de quadros de excelência, pois acreditamos que só assim podemos alcançar um sistema de saúde mais justo, eficiente e sustentável para todos os angolanos", concluiu a Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta.
FONTE: MINSA
Luanda , 31 de Agosto de 2025.