O Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA e em parceria com o Projecto de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, VIH-SIDA e Governação do Fórum Parlamentar da SADC, realizou nesta segunda feira, 28 de Julho de 2025, na Assembleia Nacional, o Workshop voltado as Hepatites Virais.
A sessão de abertura do evento, que visou assinalar o Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais, foi presidida pelo Vice-presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento às Organizações Parlamentares Regionais, Lázaro Cunha.
Durante o Workshop, vários painéis foram abordados dentre os quais: “A situação actual das Hepatites a nível mundial” proferida pelo representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Indrajit Hazarika; “Resultado de Estudos sobre Hepatites em Angola”, pela representante do Instituto Nacional de Estatística, Teresa Spínola “ Estratégia Nacional de Resposta às hepatites virais, pela Directora do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA, Maria Lúcia Mendes Furtado.
A sociedade civil esteve representanda no workshop por uma portadora de Hepatite B, que há 2 anos foi diagnosticada com o vírus. Na sua intervenção apelou a população a aderir ao acompanhamento médico.
A Campanha Nacional de rastreio das Hepaites Virais, que se realiza de 21 a 31 do corrente mês,
decorre em simultâneo em 18 províncias do país, com um balanço de 8.328 testados até sexta-feira 25, dos quais 789 foram positivos.
Segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS) 2023-2024, a Prevalência de Hepatite B em Angola, é de 21% no geral, sendo nos homens 23% e nas mulheres 19%.
A resposta nacional ao VIH/SIDA, Hepatites Virais e ITS em Angola é coordenada pela Comissão Nacional de Luta contra a SIDA e Grandes Endemias.
Fonte: GTICI/MINSA