• MINISTÉRIO DA SAÚDE INICIA PROGRAMA DE NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA NO PAÍS


    Trata-se de um ambicioso Programa de apoio à Formação em Neurofisiologia, desenvolvido pelo Ministério da Saúde através do Projecto de Formação de Especialistas de Saúde.

    A primeira fase do Programa de Formação em Neurofisiologia, vai abranger o Hospital Maria Pia, o Hospital Geral de Viana e o Complexo de Doenças Cardiopulmonares Dom Alexandre do Nascimento. A segunda fase, vai incluir o Hospital Geral de Cacuaco "Heróis do Kifangondo" e o Hospital Geral do Cunene” General Simione Mucune".

    Durante a actividade de hoje, 10 de Julho, no Hospital Geral de Viana “Bispo Emílio de Carvalho”, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, fez saber que, nos próximos 12 meses, com o apoio técnico da Universidade Estadual de Campinas e sob liderança do Professor Dr. Fernando Cendes, os neurologistas e médicos internos do país terão a oportunidade de se especializar em métodos avançados de avaliação do sistema nervoso bem como técnicas de monitorização neurofisiologica intraoperatória.

    De acordo com a titular, actualmente o país conta com menos de 35 mil neurologista em todo o território nacional. Após a formação, os formandos estarão capacitados para diagnosticar de forma precoce e precisa as patologias como a epilepsia, doenças neuromusculares, distúrbios do sono e neuropatias.

    O Programa de Apoio à Formação em Neurofisiologia, enquadra-se no Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal em Saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde com apoio do Banco Mundial, cuja a meta é de capacitar 38 mil profissionais até 2028.