O Governo dos Emiratos Árabes Unidos entregou neste domingo, 24 de Agosto, uma doação composta por 9 paletes com 239 caixas de meios médicos e medicamentos essenciais, totalizando 922 quilos.
A doação visa fortalecer o Serviço Nacional de Saúde, especialmente em municípios com maior carência, com foco nos níveis primário e secundário de atenção à saúde.
Durante a cerimônia de entrega, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou o gesto como parte dos esforços para a modernização e a eficiência dos serviços de saúde por forma a que prestem melhores cuidados, centrados na humanização dos serviços hospitalares.
"Temos a intenção de assinar um memorando de entendimento com os Emirados Árabes Unidos, abrangendo áreas como cirurgias cardíacas de alta complexidade, transplante médico e outras áreas de grande relevância, incluíndo a formação de profissionais". Asseverou.
Por sua vez, Safeer Ahamed, Co-CEO da Burjul Holdings, disse que a remessa contém antibióticos, analgésicos e medicamentos para tratar doenças crônicas, reforçando a cooperação internacional em prol da saúde.
Essa doação complementa uma anterior, na qual Angola recebeu 25 ambulâncias de suporte avançado, igualmente oferecidas pelos Emirados, com o objetivo de melhorar a logística e o sistema de referência e contra referência nos municípios.
A parceria entre os dois países reforça o compromisso com a distribuição eficiente de recursos médicos e a melhoria da qualidade do atendimento à população.
Fonte: DCI-MINSA