• MINISTRA DA SAÚDE DE PORTUGAL ELOGIA MODELO DE CUIDADOS PRIMÁRIOS EM ANGOLA


    A Ministra da Saúde da República de Portugal, Ana Paula Martins, liderou uma delegação que se encontra em Angola, no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde.

    A primeira visita oficial aconteceu, hoje, 03 de Outubro, no Centro de Saúde de Referência do Honga, no município de Talatona, onde a Ministra da Saúde de Portugal, destacou a qualidade e organização dos serviços prestados.

    Durante a visita, Ana Paula Martins, afirmou que ficou impressionada com a estrutura da unidade, que considerou moderna, bem equipada e capaz de responder às necessidades da população local.

    “É uma unidade que presta cuidados de saúde primários de grande qualidade. O programa de vacinação, por exemplo, é um instrumento fundamental para alcançarmos bons resultados em saúde pública”, afirmou.

    A responsável portuguesa realçou ainda a qualidade das áreas de saúde materno-infantil, hemoterapia, bloco operatório, serviços analíticos e de urgência básica, considerando o centro como “um exemplo completo de organização e prestação de cuidados”.

    Segundo Ana Paula Martins, Portugal tem feito um esforço semelhante na manutenção dos cuidados primários ao longo dos anos, e vê no modelo angolano uma referência positiva.

    “Esta unidade está ao melhor nível daquilo que conhecemos. Sentimo-nos representados neste modelo, e isso reforça a nossa vontade de continuar a cooperar com Angola”, destacou.

    A visita também reforça a longa cooperação entre Angola e Portugal na área da saúde. De acordo com a ministra, o trabalho conjunto com a sua homóloga angolana, Sílvia Lutucuta, tem permitido desenvolver programas de formação de profissionais de saúde, incluindo o envio de especialistas angolanos para formação em Portugal.

    “É uma parceria que valorizamos muito. Ganhamos todos: os profissionais angolanos que se especializam, e também as nossas equipas, que aprendem com as experiências que estes profissionais partilham”, acrescentou.

    Ana Paula Martins destacou ainda a organização e a articulação dos serviços no Hospital Municipal do Honga, com especial atenção à referenciação de casos e às brigadas comunitárias que levam cuidados de saúde às populações mais distantes.

    A visita da delegação portuguesa foi realizada a convite da Ministra da Saúde de Angola, como parte das comemorações dos 20 anos de luta contra o VIH/SIDA no país. E se insere também nas celebrações dos 50 anos de Independência de Angola.

    Fazem parte da agenda de trabalho da comitiva, visita ao Complexo Hospitalar Cardio-Pulmonar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, ao Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) e ao Hospital Materno-Infantil do Camama Dr. Azancot de Menezes.

    Fonte: DCI/MINSA