• MINISTRA DA SAÚDE REUNE COM DELEGAÇÃO DO CDC/ÁFRICA PARA REFORÇO DO COMBATE ÀS DOENÇAS EM ANGOLA


    A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, recebeu nesta segunda-feira, 21 de abril, uma delegação do CDC/África (Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana), para abordar assuntos relacionados ao reforço do programa de apoio ao controlo e prevenção de doenças em Angola.

    Durante o encontro, a ministra destacou o papel crucial do CDC/África na resposta a emergências de saúde pública no continente e sublinhou a importância de fortalecer a cooperação com a instituição. Enalteceu ainda os esforços da organização na mobilização internacional para atrair para África a indústria de medicamentos e suplementos de saúde.

    No contexto da estratégia de combate à cólera, o CDC/África tem desempenhado um papel activo, mobilizando equipas técnicas e no acesso a vacinas.
    Na ocasião, a delegação procedeu à doação de produtos médicos e meios de biossegurança ao Ministério da Saúde.

    Por sua vez, o Director-Geral do CDC/África, Jean Kaseya, expressou preocupação com a situação da cólera em Angola e garantiu o reforço do apoio técnico e logístico com vista à erradicação da doença no país.

    Segundo Kaseya, embora Angola registe actualmente cerca de 14 mil casos, apresenta os números mais baixos da África Austral no mesmo período.

    Face ao cenário actual, a ministra apelou à população para manter a calma e reforçar o cumprimento rigoroso das medidas de protecção individual e colectiva, reiterando o compromisso do Governo em conter e eliminar a cólera em território nacional.

    Fonte: GTICI/MINSA