• MINSA ASSINA ACORDOS NAS ÁREAS DA SAÚDE COM A EMPRESA E FUNDAÇÃO DO GRUPO ENI


    O Ministério da Saúde rubricou, nesta quinta-feira, 15 de maio, em Luanda, três acordos com a empresa petrolífera italiana e Fundação do Grupo ENI, com destaque para a melhoria da assistência em neonatologia.

    Durante a cerimónia de assinatura dos acordos, com a delegação da ENI, coordenada pelo seu presidente da Fundação, Domenico Giani, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou que o memorando de entendimento prevê o desenvolvimento de projectos de acesso à saúde, abrangendo os cuidados primários e secundários.

    Segundo a titular da pasta da Saúde em Angola, esses acordos permitirão a colaboração de profissionais para o fortalecimento dos serviços de neonatologia, cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica em todo o país.

    "Uma outra área prioritária do projecto, com duração de três anos, será a formação de quadros para reforçar os serviços especializados das unidades hospitalares, fortalecendo o investimento no desenvolvimento de recursos humanos e na melhoria dos padrões de qualidade", afirmou.

    Ainda no âmbito da estratégia de capacitação de profissionais, a ministra prevê um impacto positivo, destacando que o sector tem trabalhado para ampliar a qualificação técnica dos profissionais localmente, além de proporcionar formação no exterior, especificamente na Itália, em unidades de referência mundial.

    Fonte: GTICI/MINSA