• MINSA AVALIA CONDIÇÕES TÉCNICAS PARA INÍCIO NO PAÍS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM


    A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, mostrou-se preocupada com o número de enfermeiros especializados, principalmente nas unidades de saúde que prestam assistência médica.

    Esta preocupação foi manifestada pela ministra ao falar nesta sexta feira, 21 de fevereiro, em Luanda, no acto de abertura do encontro com Directores Provinciais de Saúde e Directores Pedagógicos dos 12 Polos de Formação, onde se avaliou as condições técnicas para o início dos 10 cursos de especialização em enfermagem, que arrancam em Março de 2025.

    Sílvia Lutucuta, considerou o Programa de Especialização em Saúde muito ambicioso e conta com o comprometimento de todos para atingir as metas preconizadas.

    Na ocasião, a governante reiterou que o país pretende especializar cerca de 38 mil profissionais de saúde de várias carreiras em que, a carreira de enfermagem, prevê, em cinco anos, especializar um total de 9 mil enfermeiros.

    Dentro destes cursos de especialização, alguns são considerados prioritários, nomeadamente, enfermagem médico-cirúrgica, enfermagem materna e neonatal, puericultura, pediatria, infecciologia e a especialização em saúde comunitária, incorporada no âmbito da cooperação entre o Ministério da Saúde de Angola e Brasil.

    Fonte: GTICI/MINSA