• Minsa: Ministra Destaca Melhoria Da Qualidade Dos Serviços Prestados Aos Utentes


    A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou nesta terça-feira, 23 de Julho, em Luanda, a relevância da melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e consequentemente do aumento do nível de satisfação dos utentes e dos próprios profissionais de saúde.

    As declarações foram proferidas durante o acto de abertura da Semana Nacional de Humanização em Saúde que decorre de 22 a 27 do corrente mês, sob o lema "Humanizar: Cuidar com Empatia, Respeito e Dignidade". 

    Silvia lutucuta, destacou, igualmente, que a celebração é também uma oportunidade para reforçar os valores, partilha de experiências, o respeito, a dignidade bem como trabalhar juntos para a melhoria da qualidade do atendimento aos utentes do Sistema Nacional de Saúde. "Durante a semana o principal objectivo é de impulsionar a acção colectiva necessária e de promover a melhoria da relação entre o profissional de saúde e utente, assim como a relação entre os próprios profissionais de saúde.

    "Em 2018, com aprovação do Estatuto Orgânico o Ministério da Saúde, Decreto Presidencial n 21/18 de 30 de Janeiro, foi criado o Gabinete de Ética e Humanização, tendo como objectivo primordial a melhoria do atendimento de cuidados e serviços de saúde, através da promoção e implementação do programa de humanização na rede sanitária, bem como da boa gestão dos gabinetes do utente em todo Serviço Nacional de Saúde.

    Segundo a titular do sector da Saúde, os gabinetes do utente estão a ser progressivamente instalados no Serviço Nacional de Saúde para atender e resolver às necessidades urgentes, preocupações e reclamações, reduzindo deste modo a distância entre os utentes e seus familiares e o Serviço Nacional de Saúde.

    Actualmemte, disse a ministra,  contamos com com 240 gabinetes operacionais em diversas unidades de saúde, tendo sido capacitados dois mil profissionais de saúde e realizadas formações contínuas e supervisões no âmbito da estratégia de implementação do Gabinete de Ética e Humanização.