• MINSA PROMOVE WORKSHOP SOBRE TRIBUTAÇÃO DO TABACO


    O Ministério da Saúde, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promoveu nesta quarta-feira, 23 de Abril, o Workshop sobre Tributação do Tabaco em Angola.

    O tabaco continua a ser uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes prematuras no mundo e em particular em Angola, onde se estima que oito mil angolanos morrem todos os anos devido ao consumo do tabaco.

    O secretário de Estado para Saúde Pública, Carlos Alberto Pinto de Sousa, disse que o Executivo angolano, continua a redobrar esforços na implementação de políticas e estratégias para proteger a saúde pública, promovendo acções efectivas com impacto na comunidade.

    O aumento dos impostos tem como principal objectivo reduzir o consumo do tabaco, reduzindo desta forma os custos de saúde com doenças derivadas do uso do tabaco, bem como melhorar os serviços de saúde .

    O governante referiu que foi aprovado o Plano Nacional de Prevenção, Apoio e Protecção às pessoas com Doenças Não Transmissiveis 2024-2027, onde se encontram estabelecidas acções para a prevenção da dependência do tabaco.

    "Há necessidade de continuarmos a trabalhar para concluirmos o processo de ratificação do Protocolo da Organização Mundial da Saúde para eliminar o comércio ilícito de tabaco". Concluiu.

    Fonte: GTICI/MINSA