• MINSA REALIZA O 1° ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO, PARA A PREVENÇÃO DO CANCRO DO COLO DO ÚTERO


    O objectivo da campanha é de reduzir a morbilidade, a mortalidade e graves problemas para a vida das mulheres e suas famílias, causados pelo Cancro do Colo do Útero (CCU), visando a sua eliminação enquanto problema de saúde pública.

    A campanha vai abranger meninas dos 9 aos 12 anos de idade, de uma população alvo estimada em cerca de 2.136 mil meninas em todo o País, sendo que a primeira etapa é de vacinar 95% das meninas do Sistema de Educação, com uma dose de vacina bivalente contra o HPV.

    A segunda etapa é de vacinação fora do Sistema normal de ensino, com o objetivo de vacinar 80% das meninas, dos 9 aos 12 anos de idade, num período de 5 a 10 dias.

    Inicialmente se fará um pré-registo e o registo digital individual das escolas, das meninas, das equipas de vacinação, e na segunda etapa, serão criados 75 Postos de Vacinação de Alto Rendimento (PVAR) nas 21 Províncias de Angola.

    A Campanha terá início no mês de Fevereiro de 2025 e integra técnicos dos Departamentos Ministeriais da Comissão Multissectorial, parceiros, representantes de Associações de pais, encarregados de educação e organizações da sociedade civil.