O Ministério da Saúde adquiriu mais de 10 mil kits de medicamentos essenciais para distribuir pelas unidades de saúde. A despesa, com recursos ordinários do tesouro, vai fortalecer o Sistema Nacional, sobretudo a nível dos cuidados de saúde primários das 21 províncias do País.
Em declarações à imprensa, nesta quinta-feira, 31 de Julho, durante a cerimónia de recepção dos meios, na Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos (CECOMA), a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, considerou o acto como a sequência do compromisso com a saúde e o bem-estar do povo angolano, especialmente das populações das áreas mais remotas.
A ministra, salientou ainda que desta grande aquisição, desde motorizadas e equipamentos informáticos, mais de 3 mil kits foi entregue pelo
financiamento do Banco Mundial.
"Para além dos kits de medicamentos essenciais, são os medicamentos usados fundamentalmente nos cuidados primários, dentre postos, centros de saúde e hospitais municipais, para tratar as doenças mais comuns nestes níveis". Disse.
A ministra, destacou ainda o gesto como um símbolo de esforço urgente para alcançar todas as crianças que ainda não receberam nenhuma dose de vacina “ Zero-Doses”.
A governante disse vai também garantir o acesso ao tratamento oportuno das doenças mais correntes, bem como para a modernização e a eficiência dos serviços de saúde por forma a que prestem cada vez mais cuidados de saúde centrados nas pessoas.
Fonte: GTICI/MINSA
-
MINSA REFORÇA SECTOR COM MEIOS E MEDICAMENTOS ESSENCIAIS