Com o objectivo de partilhar desafios e oportunidades que afectam uma resposta sustentável ao VIH/SIDA e aprender uns com os outros, decorre, de 28 a 31 de Outubro, em Johanesburgo, África do Sul, o Workshop sobre a elaboração dos roteiros nacionais de uma resposta sustentável a epidemia do VIH.
De acordo com o Instituto Nacional de Luta contra a Sida, este workshop, organizado pela ONUSIDA com financiamento do PEPFAR e do Fundo Global, tem a participação de delegações nacionais de 22 países da África Central e Austral, bem como da República Dominicana e conta com a participação de 160 profissionais da saúde pública.
As delegações incluem ainda representantes dos sectores da Saúde e Finanças, organizações da sociedade civil e parceiros que trabalham na resposta integrada ao VIH nos seus respectivos países.
A metodologia de trabalho do workshop vai permitir planificar as acçoes prioritárias e multisectoriais que se deverá implementar para os países conseguirem acabar com a SIDA, como problema de Saúde Pública até 2030, atingindo as metas assumidas 95/95/95, ou seja, diagnosticar 95% das pessoas que vivem com VIH e não sabem;
Tratar com Antirretrovirais 95% das pessoas diagnosticadas e manter a carga viral suprimida a 95% das pessoas em tratamento com Antirretrovirais.
A delegação de Angola está representada pela directora-geral do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA, Lúcia Furtado, o Presidente da ANASO, António Coelho e a directora da ONUSIDA em Angola, Hege Wagan.