• MINSA: Vacinação contra cancro do colo do útero arranca em Novembro


    MINSA: Vacinação contra cancro do colo do útero arranca em Novembro

    Com objectivo de reforçar as acções de prevenção e proctecção das meninas, entre os nove e 12 anos de idade, contra o cancro do colo do útero, o Ministério da Saúde dará início em Novembro a campanha de imunização em todo país.

    A informação foi transmitida pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, nesta segunda-feira, 16 de Setembro, em Luanda, após a chegada de 1,4 milhões de doses da vacina contra o cancro do colo do útero.

    "Temos que trabalhar na prevenção, porque o cancro do colo do útero é o segundo cancro no seio das mulheres”, disse a ministra da Saúde, ao alertar que em 2025 a vacina fará parte do calendário nacional de vacinação.

    Na ocasião, Sílvia Lutucuta apelou às famílias angolanas e as igrejas para a mobilização contra este grande mal, destacando que a vacina é segura, salva-vidas e muito eficaz e não tem efeitos colaterais.

    O Governo angolano com a realização desta campanha estima imunizar cerca de 2.136.009 meninas e adolescentes.

    Por sua vez, a ministra da Educação, Luísa Grilo, realçou que o trabalho de sensibilização vai começar pelas comissões de pais e encarregados de educação das escolas, passando depois pela assembleia de turmas com os próprios alunos, mostrando as vantagem de apanhar a vacina contra o cancro do colo do útero.