• OBRAS DO HOSPITAL GERAL DO DUNDO RETOMAM ANTES DE OUTUBRO


    As obras de construção do Hospital Geral do Dundo, na província da Lunda-Norte, retomam antes do mês de Outubro deste ano, depois de um período paralisadas por falta de financiamento.

    O anuncio foi feito pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, neste sábado, 12 de Julho, no Dundo, no final de uma visita de constatação de algumas infra-estruturas do sector na província da Lunda-Norte.

    A nova unidade hospital que esta ser erguida no bairro Samacaca, numa área de 15 mil metros quadrados, será de terceiro nível e vai prestar serviços diferenciados até agora inexistentes na província, com destaque para hemodíalise, atendimento de doentes com problemas de insuficiência renal crónica e aguda, incluindo áreas de cuidados intensivos, obstétricos e pediátricos.

    Sílvia Lutucuta inteirou-se, também, da nova da realidade do Centro de Diagnóstico Laboratorial do Dundo e do Centro de Tratamento da Cólera e Hidratação Oral.

    A governante considerou o Centro de Diagnóstico do Dundo como uma estrutura emblemática, construída antes de 2017, que serviu em 2020, na altura da emergência da Covid.

    Nós, sublinhou a ministra, montamos aqui um laboratório regional de biologia molecular para atender o diagnóstico da Covid, mas que também tem capacidade de diagnosticar outras doenças.

    Relativamente aos técnicos para esta área, a responsável do sector da Saúde justificou que no âmbito do Programa de Formação de Quadros, os técnicos de diagnósticos são parte integrante e há uma combinação de melhoria da infra-estrutura e formação de quadros a nível local, a nível nacional e internacional.

    Durante a sua estada na Lunda-Norte, Sílvia Lutucuta visitou, igualmente, a nova cadeia de frio e outras infra-estruturas ligadas à Direcção Municipal de Saúde do Dundo.

    Fonte: GTICI/MINSA