• PAÍS ASSINALA DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL


    Angola assinalou nesta quinta-feira, 10 de Outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental com cerimónia de premiação do concurso de artes sobre saúde mental.

    A iniciativa teve como objectivo sensibilizar a população para as questões de saúde mental em Angola, combater o estigma e promover o apoio necessário.

    Ao direcionar a sua mensagem e inauguração do certame, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, sublinhou a importância da saúde mental como um pilar

    essencial para a dignidade e o bem-estar de cada indivíduo,

    que deve ser garantida de forma equitativa a todos.

    Por seu turno, o representante interino da Organização Mundial da Saúde, Zabulon Yoti, apelou, para que se avancem os esforços continentais no sentido de um acesso equitativo aos cuidados mentais, neurológicos e de abuso de substâncias.

    O vencedor do concurso de artes sobre saúde mental recebeu um curso na Academia Venâncio de

    Moura, certificado de mérito, um troféu e terá a sua obra incluída num livro ilustrativo que reunirá as criações finalistas.

    O tema da primeira edição do concurso foi, "Saúde Mental: Um Direito de Todos" e, contou com o apoio da OMS, do Camões – Centro Português de Cooperação e da Universidade Privada de Angola (UPRA).