O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, realizou na manhã de hoje, 12 de Agosto, uma visita às obras dos hospitais dos Queimados no Kilamba e Pedro Maria Tonha “Pedalé”, no Morro Bento, com o objectivo de aferir o nível de execução das infraestruturas que depois de concluídas vão oferecer um atendimento especializado e diferenciado à população.
Durante a visita, o presidente da República percorreu várias áreas de cada uma das unidades sanitárias e inteirou-se do andamento das obras e equipamento das diveras áreas.
No final da visita, em declaração à imprensa, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, fez saber que, o futuro Complexo Hospitalar General de Exército Pedro Maria Tonha "Pedalé" encontra-se na reta final da sua conclusão, com um nível de execução física de 95%, estando a sua inauguração para breve.
A titular realçou que, com a visita de Sua Excelência Presidente da República à unidade, demostra o compromisso que Sua Excelência tem com o Sector Social em que a Saúde não é excepção. Realçou também os investimentos feitos em infraestruturas desde a rede Primária até a Terciária, pelos investimentos feitos em todos os níveis de atenção, desde o nível primário ao nível terciário, através do PIIM, ROT e linhas de financiamento.
"O futuro Complexo Hospitalar Pedalé, é uma obra emblemática que esteve paralisada durante anos e que vai conhecer brevemente o seu término". Frisou.
De acordo com a titular, a unidade sanitária é de nível terciário para atendimento de alta complexidade com 144 camas, com uma unidade de cuidados intensivos, intermédios, bloco operatório, hemodiálise, laboratório de compatiblidade e oncologia com radioterapia, que será fundamental para o tratamento do câncer da mama. A grande novidade será a linha verde para o AVC em fase aguda, tratamento do Câncer da Mama, Alta Tecnologia em Imagem, com a primeira Ressonância Magnética con 3TESLA.
Num futuro breve o hospital também vai dispor de uma área de transplante.
Relativamente ao Hospital dos Queimados, a responsável fez saber que, foram feitos ajustes no cronograma de acitividades de maneira a permitir que sua inauguração aconteça no primeiro semestre do próximo ano.
" O Hospital dos Queimados de referência nacional, foi concebido para atender pacientes com altíssima complexidade de queimaduras e contará com 60 camas de cuidados intensivos adultos e pediátricos além de possuir câmaras hiperbáricas para tratamento coadjuvante para queimaduras além de um grande leque de outras patologias". Asseverou.
A construção destas duas infraestruturas visam reforçar a capacidade de atendimento no país e melhorar o acesso da população a serviços médicos especializados.
Fonte: GTICI/MINSA