• PROFESSOR FERNANDO CENDES VISITA ANGOLA NO ÂMBITO DO REFORÇO DAS CAPACIDADES TÊCNICAS EM NEUROCIÊNCIAS


    No quadro do Programa de Apoio à Capacitação em Neurociências em Angola, o país recebe, hoje , 08 de Julho de 2025, com grande honra, o Professor Doutor Fernando Cendes, neurocientista de renome internacional, Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Brasil, especialista em Neurologia, Neurofisiologia e Neuroimagem.

    Durante a sua estada em Angola, o Professor Cendes integra uma missão técnica que visa reforçar as capacidades do Sistema Nacional de Saúde na área das neurociências, com foco na formação técnica, diagnóstico especializado e fortalecimento da resposta clínica a doenças neurológicas complexas.

    Uma Iniciativa Inédita para o Sistema Nacional de Saúde, em declarações à imprensa, o Professor Cendes afirmou que esta é uma iniciativa sem precedentes, dedicada à capacitação de profissionais de saúde angolanos em diferentes níveis.

    “Na neurologia, trabalhamos com diversas subespecialidades. A neurofisiologia será uma das nossas prioridades, dada a sua importância no diagnóstico de condições como epilepsia, distúrbios do sono e outras doenças neurológicas. Este programa permitirá formação de excelência, tanto em Angola quanto no Brasil, o que representa um grande avanço”, destacou.

    O programa assenta em dois eixos principais de formação:

    - Imersão técnica no Brasil, onde profissionais angolanos realizarão estágios em centros de referência da UNICAMP, com acesso a práticas clínicas e tecnologias de ponta;
    - Formação local em Angola, com a presença de especialistas brasileiros para apoiar a implementação de técnicas avançadas e a utilização eficiente dos recursos tecnológicos já disponíveis nas unidades hospitalares públicas.

    Uma das primeiras visitas técnicas foi ao Hospital Geral do Bengo, Reverendo Pereira Inglês, onde o Professor Cendes teve a oportunidade de avaliar os recursos já existentes, incluindo equipamentos modernos para a realização de exames como eletrocencefalograma (EEG), polissonografia, potenciais evocados auditivos e visuais, entre outros.

    O foco agora será a capacitação de profissionais locais em subespecialidades como epileptologia, distúrbios do sono, neurodesenvolvimento e doenças degenerativas.

    Estes avanços permitirão uma resposta clínica mais eficaz e especializada, beneficiando diretacmente a população.

    Segundo o Dr. Job Monteiro, coordenador e gestor técnico do projecto, está prevista a formação inédita de cerca 100 profissionais de saúde angolanos, criando, pela primeira vez, uma base nacional sólida nesta especialidade e reduzindo significativamente a necessidade de evacuações médicas para o exterior.

    Durante a missão, o Professor Cendes realizará visitas técnicas a 7 outras unidades hospitalares de referência, nomeadamente :
    Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento; Hospital Josina Machel; Hospital Pediátrico David Bernardino; Hospital Geral de Viana – Bispo Emílio de Carvalho; Hospital Geral do Cuito – Walter Strangway
    Centro de Reabilitação Princesa Diana – Huambo
    Hospital Central do Huambo.

    Em cada instituição, será feita uma avaliação conjunta com a Unidade de Implementação de Projetos (UIP) sobre as condições técnicas e operacionais para o fortalecimento dos serviços de neurologia e neurocirurgia.

    As áreas prioritárias incluem: AVC (Acidente Vascular Cerebral); Epilepsia
    Doença de Parkinson; Alzheimer; Neuropatias, Atraso no neurodesenvolvimento
    e outras patologias neurológicas que exigem exames de neurofisiologia clínica, como EEG, polissonografia, eletrocneuromiografia e potenciais evocados.
    Integração com Equipas Locais e Avanços em Neurocirurgia.

    No Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, a partir de amanhã, 09 de Julho, está programada uma sessão técnica com a equipa de Neurocirurgia para discutir:

    - A casuística de cirurgias de alta complexidade;
    - A introdução da monitorização neurofisiológica intraoperatória, uma técnica essencial para preservar funções neurológicas e reduzir riscos durante procedimentos cirúrgicos;
    - A viabilidade do início do programa de cirurgia de epilepsia, destinado a pacientes refratários à medicação convencional.

    Compromisso com a Excelência em Saúde
    Esta missão técnica representa um marco na modernização do sistema de saúde angolano, promovendo a criação de competências internas avançadas na área das neurociências.

    O Ministério da Saúde e a Unidade de Implementação de Projectos (UIP) reiteram o seu compromisso com a formação contínua, a inovação tecnológica e a cooperação internacional, como pilares estratégicos para garantir um sistema de saúde mais robusto, inclusivo e eficiente ao serviço da população angolana.

    Ponto de contacto para imprensa:
Neusa Cumbe – Especialista de Comunicação do PFRHS
neusacumbe@pfrhs.minsa.gov.ao
+244 923 420 135
    Bengo, 08 de Julho de 2025