O Secretário de Estado para a Saúde Pública, Dr. Carlos Alberto Pinto de Sousa, recebeu hoje, 26 de Agosto, em audiência uma delegação do Consórcio Internacional de Médicos, Enfermeiros, Tecnólogos e Residentes, no âmbito do lançamento de um programa de formação em especialidades médicas, com destaque para a Radiologia de Intervenção.
A delegação apresentou uma proposta inovadora de formação especializada, baseada em um modelo autosustentável, que já é aplicado com sucesso em vários países da África Oriental. O foco é a Radiologia de Intervenção, técnica que recorre a procedimentos minimamente invasivos, adaptados às realidades locais.
O modelo de capacitação envolve equipas multidisciplinares compostas por um médico, dois enfermeiros e dois técnicos de diagnóstico e terapêutica. Estas equipas são reforçadas com estudantes de medicina e residentes com interesse em saúde global. A formação tem a duração de dois anos e inclui exames regionais conduzidos por especialistas de vários países africanos.
A iniciativa conta com o apoio de universidades do Sudão, Uganda, Tanzânia e Estados Unidos, e tem como objectivo principal garantir a formação contínua e qualificada de profissionais em contextos de recursos limitados.
Durante a audiência, a delegação manifestou o interesse em implementar este mesmo programa em território nacional, tendo identificado, após visitas a várias unidades sanitárias, a existência de infraestruturas e equipamentos adequados para a formação local.
Além da Radiologia de Intervenção, a proposta de formação inclui diversas outras especialidades, como Oncologia, Cardiologia, Pneumonologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Gastroenterologia, Medicina Física e Reabilitação, Doenças Infecciosas, Neurologia, Cuidados Primários, Medicina Geriátrica, Medicina Paliativa, Emergência, Medicina Interna e COVID-19, entre outras.
Estiveram presentes na audiência altos responsáveis do Ministério da Saúde, incluindo Benedito Quinta, Director Nacional dos Hospitais; Fernando Miguel, Director do IACC; Maria do Rosário Nobre, Directora Adjunta do Gabinete da Ministra da Saúde; Joaquim Avelino Artur, Director do Gabinete do SEAH; Július de Campos e Almeida, Director do Gabinete do SESP e Edson Mayer Alfredo, Consultor.
A delegação internacional foi representada por Fabian Lage Gaupp (Universidade de Yale / Road2IR), Tarig Elhakim (Universidade da Pensilvânia), Salah Abdelgadir (Universidade de Bustan) e Liadi Arder (Buganco Medical Care).
Fonte: DCI-MINSA