O Ministério da Saúde , abreviadamente designado por MINSA, é o Departamento Ministerial que tem por missão definir e implementar a Política Nacional de Saúde, promover a execução do programa do Executivo relativo à saúde e ao exercício das correspondentes funções normativas e de acompanhamento, visando a cobertura universal sanitária do País, contribuindo para o desenvolvimento social e económico.
O INALUD está vocacionado para cuidar, lidar com as matérias que se relacionam com uso indevido das substâncias psicotrópicas quer sejam licitas ou ilícitas.
O IONA presta de assistência de saúde no domínio da prevenção, diagnóstico e tratamento especializado de patologias oculares, assim como a formação de médicos especialistas e outros profissionais.
Os Projectos Estruturantes constituem uma categoria de acção composta por um conjunto de projectos que, além de implementarem políticas, buscam a reestruturação dos processos e gestão de tecnologia, a diversificação e inovação das práticas e procedimentos.
Plataforma Digital de Humanização Hospitalar e Extra-Hospitalar - É um serviço publico disponibilizado pelo Ministério da Saúde de Angola, com o propósito de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde e disponibilizar informações sobre saúde e factores Sociais relevantes para a saúde.
Complexo Hospitalar de Doenças Cardio- Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento: O antigo Hospital Sanatório de Luanda (HSL), transformado em complexo de doenças cardio-pulmonares "Cardeal Dom Alexandre do Nascimento", foi no dia 30 de Novembro de 2021 inaugurado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias: o CETEP foi erguido numa extensão territorial de 62.210 metros quadros, a unidade hospitalar comporta diversos laboratórios equipados com tecnologia de ponta, banco de sangue, serviços de triagem, imagiologia, fisioterapia e de psicologia, farmácia, morgue, lavandaria, 300 camas e outros.
Projecto MINSA RH+: Plataforma de Gestão Hospitalar a ser usada nas unidades sanitária à nível do país. Aprovado pelo Conselho de Ministro nos ano 2013 baseado no concurso público do dia 7 de Março de 2012, cujo o objectivo e facilitar o processo de atendimento, gestão dos pacientes e serviços, facilitar o acesso a informação e a obtenção de processo clínico único do paciente.