minsa.gov.ao
Sociedade
13 Maio de 2024 | 12h05

ANGOLA ACOLHE 1° CONGRESSO DE BANCOS DE LEITE HUMANO DA CPLP

Os governos de Angola e do Brasil em parceria com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SECPLP) realizam de 13 a 16 de Maio de 2024, em Luanda, o 1° Congresso de Bancos de Leite Humano, com o objectivo de reflectir sobre a “Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para Recém-Nascidos de Risco e Lactentes".

Os governos de Angola e do Brasil em parceria com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SECPLP) realizam de 13 a 16 de Maio de 2024, em Luanda, o 1° Congresso de Bancos de Leite Humano, com o objectivo de reflectir sobre a "Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para Recém-Nascidos de Risco e Lactentes".

Trata-se de uma oportunidade única para se debater e partilhar experiências sobre questões de bancos de leite humano, bem como para que outros países possam obter experiências.

O acto oficial de abertura do evento acontecerá no dia 14, às 9 horas, e contará com a participação, de Sua Excelência Ministra da Saúde de Angola, Dr.ª Sílvia Lutucuta; Membros do Executivo Angolano; do Secretário de Atenção Primária à Saúde do Brasil, Felipe Proenço, e sua Delegação em representação da Ministra da Saúde do Brasil; Director de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão e do Diretor do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Fernandes Figueira, em representação do Presidente da Fiocruz, Antônio Vitarelli Meirelles.

O congresso acontecerá em formato híbrido, com transmissão ao vivo nas plataformas digitais do MINSA, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com disposição nas línguas:

francês, espanhol e inglês, para permitir a participação virtual de países fora da comunidade lusófona.

Os bancos de leite humano representam uma iniciativa estratégica para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, envolvendo a colecta, processamento e distribuição de leite para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados por suas mães, além de oferecer suporte e orientação ao aleitamento materno.

O Brasil lidera a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, conhecida por combinar baixo custo com alta qualidade e tecnologia. Esta rede é referência internacional e já compartilhou as suas estratégias com mais de 20 países na América Latina, Caribe e Europa.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, Luanda, aos 13 de Maio, de 2024.


 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais