minsa.gov.ao
Ministério
24 Novembro de 2023 | 15h11

ANGOLA E BRASIL REFORÇAM COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA SAÚDE

A Ministra Angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta , defendeu ontem, terça-feira (21), em Brasília, a necessidade do incremento sustentável das relações de intercâmbio e cooperação no domínio da saúde entre Angola e o Brasil.

A Ministra Angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta , defendeu ontem, terça-feira (21), em Brasília, a necessidade do incremento sustentável das relações de intercâmbio e cooperação no domínio da saúde entre Angola  e o Brasil.
 
Sílvia Lutucuta que chefia uma delegação do seu ministério que está de visita ao Brasil, reconheceu o facto, no decorrer de um encontro com a sua homóloga Brasileira, Nísia Trindade Lima, acrescentando que a parceria é salutar e no que tange a formação integral de especialistas as metas são bastante ambiciosas.
 
Para a Ministra Angolana, estão sendo dados passos certos, seguros e rápidos, dedicada especial atenção a investigação e treinamento de equipas no intuito de aprender sempre mais, replicar boas práticas e melhorar o sistema nacional de saúde.
 
Por sua vez, Nísia Trindade Lima, Ministra da Saúde do Brasil, destacou o excelente momento nas relações entre os dois países, afirmando que o histórico  de cooperação tende a crescer de forma plena  e integrada.
"Temos muitos desafios em conjunto pela frente, não  podemos errar e, se errarmos um pouco, devemos corrigir no imediato”, clarificou Nílsa Trindade Lima .
 
A reavaliação dos acordos de cooperação, o intercâmbio de professores, os programas de bolsas e outros financiamentos, os programas de residência médica  e o funcionamento  dos estágios, práticas  clínicas  e interacção  entre alunos e pacientes à luz do programa de formação médica Angola-Brasil foram, entre outros, alguns dos temas que estiveram igualmente no centro das atenções  dos participantes ao encontro.
 
A visita da Ministra Sílvia Lutucuta  ao Brasil  visa potenciar e melhorar  a capacidade e a disponibilidade de recursos humanos em Angola, aumentando o número, a qualidade, a equidade  e a retenção  de graduados, pôs- graduados  e profissionais  de saúde  especializados  para uma melhor e mais eficiente prestação  de serviço  de saúde.
 
De acordo com o Ministério da Saúde de Angola, está prevista num horizonte temporal não  muito longínquo, a formação  e capacitação  de pouco mais de 30 porcento da força  de trabalho  do sector de saúde  de Angola, actualmente estimada  em 96 mil profissionais  e criar uma  rede de formação  sólida  e capaz de responder aos desafios do presente e assegurar  saúde para todos.
 
Antes de escalar Brasília a Governante Angolana e sua delegação, que estão em território Brasileiro desde o passado dia 18, trabalharam em São Paulo, Estado onde visitaram o Hospital  da Universidade  Federal, o Instituto do Coração,  o Instituto  do Câncer e a Faculdade  de Guarulhos.

O Hospital Universitário de Brasília, o Hospital Materno Infantil, a Universidade de Brasília e a Empresa Brasileira Gestão de Serviços Hospitalares, foram Instituições também radiografadas pela Ministra Angolana da Saúde que esteve acompanhada pelo Embaixador de Angola no Brasil, Manuel Eduardo  Bravo.
 
Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federativa do Brasil, em Brasilia, aos 21 de Novembro de 2023.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais