minsa.gov.ao
Sociedade
07 Julho de 2023 | 08h07

ANGOLA REGISTA QUATRO CASOS DE GRIPE A (H1N1)

A capital do país, Luanda, registou quatro casos de gripe A (H1N1), entre os diagnósticados consta um adolescente, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A capital do país, Luanda, registou quatro casos de gripe A (H1N1), entre os diagnósticados consta um adolescente, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A ministra avançou a informação esta quinta-feira, 6 de Julho, no CIAM, em Luanda.

"A gripe A é uma doença viral altamente contagiosa, com potencial epidémico, e que pode ter um impacto negativo na economia, aumentando o absentismo laboral e escolar, podendo em alguns casos evoluir para formas graves, particularmente, em pessoas idosas com comorbilidades e com imunodeficiência”, explicou.

Sílvia Lutucuta revelou que não foram registados novos casos nos contactos dos infectados. 

"Estamos, contudo, a ampliar a investigação epidemiológica e laboratorial”. 

Segundo a ministra, o Sistema de Vigilância Epidemiológica verificou um aumento de casos de gripe sazonal, desde o mês de Abril, comum nesta época do ano. 

O Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) detectou quatro casos de gripe A ( H1N1), muito recente para além dos casos de gripe provocada pelos vírus B e Rinovírus.

À população, a ministra apelou a manter a calma e para reduzir a propagação do vírus o uso  de máscara facial, em locais fechados, evitar contacto muito próximo com pessoas com sintomas de gripe, lavar as mãos com água e sabão frequentemente e evitando levar aos mãos ao rosto. 

Não partilhar utensílios de uso pessoal e se possível usar álcool em gel faz parte das recomendações de prevenção. 

Informação sobre a gripe A (H1N1)

O vírus da gripe A(H1N1) transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma posse fala, tosse ou espirra. 

A sintomatologia é muito semelhante à da gripe sazonal, Covid-19, malária e outros sintomas febris. 

O periodo de incubação do vírus  da gripe A varia entre três a dez dias, com uma média de sete dias.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais