minsa.gov.ao
Sociedade
25 Março de 2023 | 14h03

BENGO: HOSPITAL GERAL ENTRA EM FUNCIONAMENTO NO TERCEIRO TRIMESTRE DESTE ANO

A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, esta sexta-feira, 24 de Março, na cidade de Caxito, depois de constatar o andamento da construção do principal hospital da província do Bengo.

"O que nós queremos é que tanto o empreiteiro, como o fiscal e as nossas equipas técnicas do órgão central e do governo da província possam trabalhar em conjunto para que no terceiro trimestre possamos inaugurar este importante empreendimento para a província”, disse a titular da Saúde. 

A ministra frisou que serão construídos unidades hospitalares naquelas províncias que não tem hospitais de nível geral com condições de atendimento diferenciado em todas vertentes como cirúrgica, médica, cuidados intensivo e hemodiálise.

Neste momento, garantiu a ministra, temos projectos para Lunda Norte e Uíge. Vamos concluir o hospital do Zaire, temos projecto para Malanje, Catumbela, Bailundo, para além destes temos também hospitais materno infantis em Benguela, no Huambo e na Huíla, disse a ministra que anunciou a inauguração de três hospitais para este ano.

"Para inauguração este ano temos três hospitais, temos o hospital do Cuanza Norte, Cuanza Sul, e este hospital do Bengo. Vamos também concluir o hospital do Zaire e no próximo ano teremos muito mais hospitais, garantiu a governante.

Questionada sobre as unidades de hemodiálise, a responsável avançou que estão também a trabalhar nas hemodiálises para as províncias que não tem porque é sempre um grande desafio para as províncias que fazem hemodiálise.

Ainda no dia de hoje, a ministra da Saúde também constatou as obras de construção do Hospital Geral do Cuanza Norte. 


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais