minsa.gov.ao
Regiões
25 Maio de 2022 | 10h05

BIÉ: HOSPITAL DR. WALTER STRANGWAY REALIZA CIRURGIA DA FÍSTULA

O Hospital Provincial Dr. Walter Strangway, na província do Bié, deu início nesta segunda-feira, 23 de Maio, a realização de cirurgia a Fístula Obstétrica.

O Hospital Provincial Dr. Walter Strangway, na província do Bié, deu início nesta segunda-feira, 23 de Maio, a realização de cirurgia a Fístula Obstétrica.
A realização da cirurgia consta das actividades para saudar o Dia Internacional de Paragem das Fístulas que hoje se assinala.
Segundo a directora da Maternidade Lucrécia Paim, Manuela Mendes, a Fístula Obstétrica é um problema que tem um impacto muito significativo na vida de muitas mulheres, derivado do parto não assistido em que as mulheres ficam dois a três dias em trabalho de parto, dando origem a uma lesão a nível da bexiga e do recto.
Manuela Mendes referiu que as mulheres que sofrem com este problema são abandonadas pelos familiares, maridos e muitas não conseguem pedir ajuda por conta da vergonha.
A directora disse que este problema não é só uma realidade em Angola mas de toda África.
Há três anos que a Maternidade Lucrécia Paim tem realizado estás cirurgias com objectivo de pôr cobro a este mal que assola as mulheres.
Fístula é uma patologia causada pela conexão entre um órgão ou de um vaso sanguíneo com outra estrutura que normalmente não estão conectados.
O Dia Internacional da Paragem da Fístula Obstétrica é celebrado anualmente a 23 de Maio, como forma de destacar as principais causas desta complicação do trabalho de parto.
O dia foi proclamado através da Resolução nº 67/147, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2012.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais