minsa.gov.ao
Regiões
19 Julho de 2022 | 15h07

BÍE: HOSPITAL JOSÉ CHILELE CAMOLACONGUE REFORÇA SISTEMA DE SAÚDE

O Hospital Municipal José Chilele Camolacongue, na província do Bié, conta a partir deste sábado, 16 de Julho, com 120 camas para internamento de pacientes.

O Hospital Municipal José Chilele Camolacongue, na província do Bié, conta a partir deste sábado, 16 de Julho, com 120 camas para internamento de pacientes.

A unidade sanitária, inaugurada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, beneficiou de obras de ampliação e apetrechamento no âmbito do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), elevando a sua capacidade de prestação de serviço e internamento de 86 camas para 120. 

A entrada em funcionamento deste hospital, reforça o serviço Nacional de Saúde na província do Bié, com os serviços de Maternidade, Neonatologia, Bloco Operatório, Estomatologia, Hemoterapia, Optometria, Laboratório com Análises Clínicas e novas valências, Ultra-sonografia, Raio X, Morgue e Serviços de Apoio. 

Este hospital, disse a ministra da Saúde, vai cuidar de casos que anteriormente precisavam ser transferidos para o  Hospital Provincial, nomeadamente a assistência ao parto seguro, as complicações obstétricas, alguns traumatismos provocados por acidentes rodoviários. 

A titular do sector da Saúde garantiu que a nova unidade sanitária vai permitir, também, uma capacidade para o tratamento de doentes com doenças transmissíveis complicadas, tais como a malária, tuberculose, oncocercose e VIH. 

No capítulo das doenças não trasmissíveis, Silvia Lutucuta destacou as diabetes, hipertensão e outras doenças que anteriormente o município não tinha capacidade de diagnosticar e tratar.

Além do Hospital Municipal José Chilele Camolacongue, a ministra inaugurou o Hospital Missionário do Vouga Padre Manuel Garcia, no município do Cunhinga, também reabilitado dentro do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais