minsa.gov.ao
Sociedade
05 Fevereiro de 2024 | 10h02

DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS E LEPRA

Anualmente, celebra-se o dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) e Lepra em Janeiro, constituindo uma oportunidade para consciencializar, sensibilizar, motivar e estimular a manutenção da saúde ao longo da vida, promovendo acções de higiene e saneamento básico no seio das comunidades.

Anualmente, celebra-se o dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) e Lepra em Janeiro, constituindo uma oportunidade para consciencializar, sensibilizar, motivar e estimular a manutenção da saúde ao longo da vida, promovendo acções de higiene e saneamento básico no seio das comunidades.

No último domingo do mês de Janeiro, é celebrado o dia Mundial da Lepra, que neste ano, coincide com o dia 28 de Janeiro. Esta data, foi assumida por todos os países do mundo em 1954, na Assembleia Geral das Nações Unidas e a pedido do Senhor Léon Gabriel Émile Raoul Follereau, com o objectivo de sensibilizar toda a sociedade e promover a ajuda e integração na sociedade dos doentes Leprosos.

O dia 30 de Janeiro foi assumido oficialmente pela Organização Mundial da Saúde como o dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), visando a promoção da consciencialização e o reforço das acções colectivas para eliminar as DTN’s até 2030. A eliminação destas doenças é, pois, a expressão prática da justiça social no campo da saúde.

Angola, junta-se ao movimento global, utilizando o dia 30 de Janeiro como catalizador, para aumentar a sensibilização da sociedade e reforçar abordagens multissectoriais centradas nas pessoas, na luta contra as Doenças Tropicais Negligenciadas e Lepra.

Este dia também constitui uma oportunidade para a reflexão, sobre a necessidade de olharmos para os esforços realizados e para a história de sucesso da saúde pública global, no combate as Doenças Tropicais Negligenciadas e à Lepra, mostrando que a eliminação destas doenças é possível, mas ainda muito a ser feito.

As Doenças Tropicais Negligênciadas (DTNs) e a Lepra, são um grupo de doenças evitáveis e tratáveis que afectam mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Em Angola, das 20 DTN’s, 16 destas doenças são mais prevalentes, destacando-se a Schistosomiase, Leishmaniose, Filariose linfática,  Tracoma,  Oncocercose, Helmintíase, Lepra/Hanseníase, Escabiose/Sarna, Tripanossomíase Humana Africana, Raiva, Dengue, Chikungunha, Envenenamento por Mordedura de Serpentes, Dracunculose, Úlcera de Buruli e a Bouba.

Em 2024, adotamos o lema "Unir, Agir e Eliminar” para reforçar a nossa luta contra as DTNs. Este tema é um apelo à acção colectiva e ao compromisso global, na busca por soluções de saúde efectivas. Estamos a progredir na eliminação das DTNs, mas é necessário um esforço conjunto contínuo. Todos temos um papel importante nesse processo.

Focando na conscientização, mobilização de recursos e envolvimento das comunidades, visamos atingir as metas da OMS para 2030 e do ODS3. Anualmente, a nível global, ocorrem entre 400 a 500 mil novos casos de lepra. Angola, encontra-se na fase de eliminação da lepra, com uma taxa de detecção de 2 casos por 100.000 habitantes e uma prevalência de menos de 1 caso em 10.000 habitantes.

Estas doenças surgem particularmente em comunidades remotas, criando ciclos de pobreza, causando sofrimento imensurável, porque debilitam, desfiguram, incapacitam e podem ser fatais. Estas doenças não afectam só a saúde, mas também oportunidades de bem-estar, sobretudo das crianças em frequentar a Escola, ou mesmo, levando a que sejam estigmatizadas pelas suas famílias ou comunidades.

O combate as DTNs e à Lepra é um investimento na equidade em saúde, com foco na integração do combate destas doenças nos Cuidados de Saúde Primários, fortalecendo também o sistema de saúde e garantindo a prestação de serviços de saúde eficazes e eficientes, mais próximos das populações.

O Ministério da Saúde (MINSA) através da Direcção Nacional de Saúde Pública, junta-se a esta data, e orienta a realização de eventos em todo território nacional para assinalar o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, com a presença de Entidades dos Distintos Departamentos Ministeriais e Parceiros, com a participação de figuras públicas, modelos ou influenciadores de grupos demográficos fundamentais (adolescentes, jovens e idosos).

MINISTÉRIO DA SAÚDE, EM LUANDA, AOS 29 DE JANEIRO DE 2024.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais