minsa.gov.ao
Sociedade
09 Julho de 2024 | 11h07

EMBAIXADA DE ANGOLA NA ZÂMBIA

Reunião do Comité Ministerial Regional de Direcção (ReSCo) Reforça a Coordenação de Emergências em Saúde Pública em África.

A Cidade de Lusaka, República da Zambia acolheu hoje, 29 de Junho, a 3ª Reunião do Comité Ministerial Regional de Direcção (ReSCo).

O Evento, organizado pelo Centro Regional de Coordenação da África Austral (SA-RCC), que contou com Representantes de Alto Nivel de várias nações africanas e parceiros de saúde, teve como objectivo fortalecer a coordenação e colaboração regional para a preparação e resposta eficaz as emergências de saúde pública, no contexto da Nova Ordem de Saúde Pública de África.

A República de Angola foi representada no evento por uma delegação chefiada por Sua Excelência Carlos Alberto Pinto de Sousa, Secretário de Estado para a Saúde Pública , integrada por altos funcionários do seu Departamento Ministerial e da Embaixada de Angola em Lusaka.

Após a entoação dos hinos nacionais da República da Zâmbia e da União Africana, seguiram-se as observações de abertura proferida pelo Dr. Jean Kaseya, Director Geral do CDC África, que destacou a importância da cooperação regional em saúde pública. A referida Reunião foi  oficialmente inaugurada por Sua Excelência Sylvia T. Masebo, Ministra da Saúde da Zâmbia, que ressaltou os esforços contínuos do País, em fortalecer a saúde pública.


Durante a Sessão de foram tecidas considerações atinentes aos Relatórios e Actualizações, pelos membros do ReSCO, que adoptaram a agenda da Reunião e elegeram um novo presidente do Comité, nomeadamente destinado da República do Malawi. Foram também revistos e adoptados os resultados chave das reuniões extraordinárias anteriores do ReSCo sobre o "Lusaka Call to Action 2022". 

O CDC África apresentou as suas prioridades estratégicas para 2023-2027, e forneceu uma actualização sobre os progressos realizados e ganhos alcançados.

Durante a  Sessão de painel foi  focada na partilha de experiências sobre o combate à cólera, com lições aprendidas de Países como o Malawi e a Zâmbia, em que os participantes debateram estratégias inovadoras e soluções locais para gerir grandes surtos de cólera, destacando a importância da liderança eficaz e da coordenação na resposta rápida de emergências de saúde pública.

Revisão e Adopção dos Resultados: 

Os participantes adoptaram e lançaram o Framework RISLNET, assim como os Termos de Referência da Task Force  Regional da Cólera. A Reunião também procedeu a revisao e adopção dos resultados da terceira ReSCO, reforçando o compromisso dos Países Membros em melhorar a preparação e resposta a emergências de saúde.

Os discursos de encerramento foram proferidos pelo Director Geral do CDC África, Dr. Jean Kaseya, e pelo Presidente do ReSCO, destacando os avanços significativos alcançados durante a Reunião. O evento foi concluído com um jantar de recepção oferecido pela Ministra da Saúde da Zâmbia, Sylvia T. Masebo.

EMBAIXADA DE ANGOLA EM LUSAKA, ZÂMBIA, aos 29 de Junho de 2024.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais