minsa.gov.ao
Sociedade
27 Novembro de 2023 | 15h11

HOSPITAL GERAL DO LUAU ENTRA EM FUNCIONAMENTO EM DEZEMBRO

Os munícipes do Luau, na província de Moxico, vão a partir de Dezembro contar com a entrada em funcionamento do hospital geral

Os munícipes do Luau, na província de Moxico, vão a partir de Dezembro contar com a entrada em funcionamento do hospital geral. 
A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, neste sábado, 25 de Novembro, no final de uma visita de constatação do grau de execução das obras do hospital. 

A unidade sanitária beneficiou de obras de reabilitação e ampliação numa área de 25 mil metros quadrados. 

Actualmente, a unidade sanitária conta com uma capacidade para 100 camas e está enquadrado nos projectos do PIIM.

A ministra referiu que hospital vai contar com alojamento para os profissionais, unidade de cuidados intensivos, cuidados intermédios e neonatal com incubadoras e berços aquecidos, além da fábrica de oxigénio.

"Temos agora aqui, uma infra-estrutura moderna na província, que não vai apenas atender os pacientes do município do Luau, mas também os municípios vizinhos e além fronteiras”.

A titular do sector garantir que os recursos humanos será reforçado com a mobilidade de quadros de algumas províncias, com realce para alguns especialistas, médicos internos e enfermeiros.

"Será uma das unidades de referência no país para formação de médicos, sobretudo para aquelas especialidades que garantem os cuidados primários de saúde, como a medicina familiar, ginecologia obstetrícia, medicina interna, cirurgia geral, anestesia e outros”.

Entre os diversos serviços consta Ginecologia Obstetrícia, Oftalmologia, Internamento para Adulto, Pediátrico e Obstetrício, Berçário e Neonatologia, Blocos Operatórios, Maternidade com Salas de Partos e Pré-partos, Farmácia, Imagiologia com Raio X e Ecografia, Laboratório, Hemoterápia, Fisioterapia, Esterilização, Cozinha, Lavandaria, Morgue com condições para autópsia, 

Recordar que o hospital foi atingido por um vendaval em Outubro de 2021, e os pacientes foram transferidos para um colégio provisório com fito de receberem o devido acompanhamento médico. 


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais