minsa.gov.ao
Sociedade
15 Abril de 2024 | 14h04

INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL GERAL DE VIANA INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA MINISTRA DA SAÚDE

Excelência Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Manuel Gonçalves Lourenço Excelência Primeira Dama da República, Dra. Ana Dias Lourenço Excelências Ministros de Estado

Excelência Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Manuel Gonçalves Lourenço
Excelência Primeira Dama da República, Dra. Ana Dias Lourenço
Excelências Ministros de Estado
igníssimo Governador da Província de Luanda, Eng. Manuel Gomes da Conceição Homem
Excelências Senhores Deputados, à Assembleia Nacional
Excelências Membros do Executivo Angolano
Sua Excelência Ministro da Saúde da Republica do Congo
Excelência Sra Comissária da CEEAC e demais Países membros aqui
representados
Distintos Membros do Governo da Província de Luanda
Mui ilustre Bispo Emílio Júlio Miguel de Carvalho e distinta família
Distintos Membros dos Órgãos de Defesa e Segurança
Distintas Autoridades Eclesiásticas
Distintas Autoridades Tradicionais
Ilustres Convidados
Minhas senhoras e meus senhores.
É com particular honra e emoção que saúdo calorosamente Vossa Excelência o Presidente da República e Titular do Poder Executivo,
João Manuel Gonçalves Lourenço, e todos os presentes à inauguração do Hospital Geral de Viana a que se decidiu atribuir o nome do "Bispo Emílio Júlio Miguel de Carvalho".
A entrada em funcionamento desta unidade sanitária configura um marco importante no Sistema Nacional de Saúde, contribuindo decisivamente para a melhoria da vida de todos os Angolanos, pois tem lugar numa altura particularmente relevante em que o Executivo, liderado por Vossa Excelência, Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, está firmemente empenhado em concretizar assinaláveis melhorias das condições sociais do povo, com particular destaque para o sector social em que a saúde não é excepção, garantindo a cobertura universal da saúde.
Para tal têm sido mobilizados recursos financeiros e investindo fortemente no
Sistema Nacional de Saúde para o tornar cada vez mais resiliente e moderno. E assim obtido resultados extremamente positivos na implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional.
Continuamos a assistir a estes resultados estruturantes positivos neste quinquénio 2023-2027, no nosso sector, com a entrada em funcionamento de mais unidades sanitárias, fundamentalmente para prestar serviços de saúde eficientes, humanizados, holísticos e sustentáveis para dar resposta às necessidades e expectativas das comunidades, particularmente no nível primário de atenção onde 2018-2022, registando-se o aumento do acesso aos serviços de saúde que triplicou, tendo passado de 25% em 2017 para 75% em 2023.
Excelência
Ilustres Convidados
A nossa ambição é expandirmos o Serviço Nacional de Saúde, colocando efetivamente o cidadão no centro da nossa actuação, dando prioridade absoluta à proximidade dos serviços de saúde com o fortalecimento dos cuidados de saúde primários para que possamos acompanhar e prestar cuidados às pessoas ao longo do ciclo de vida.
Permitam-me que destaque o enorme esforço que o Executivo tem empreendido, tendo sido entre 2017 e 2023 construídas, ampliadas, reabilitadas e apetrechadas com novas tecnologias 168 novas
Unidades Sanitárias. Importa realçar que destas unidades 157 foram construídas no primeiro nível de atenção.
Este investimento foi acompanhado por um aumento significativo do número de profissionais de saúde de diferentes categorias recrutados ao longo do último quinquénio, tendo aumentado a força de trabalho em 40,5%, 41.000 novos profissionais de todas as carreiras melhorando consideravelmente o acesso, a qualidade e a capacidade de resolução dos problemas de saúde da população.
Está em curso processo de especialização dos nossos recursos humanos para garantirmos um atendimento de alta qualidade no âmbito de um projecto ambicioso de especialização de 38.000
profissionais de saúde. É igualmente de realçar o esforço no desenvolvimento de políticas para a retenção dos profissionais em áreas recônditas do País.
O investimento estruturante realizado no Serviço Nacional de Saúde reflectiu-se na melhoria dos principais indicadores do programa da saúde materno-infantil e nutrição, nomeadamente com a redução da mortalidade em menores de cinco anos, com o aumento da cobertura da atenção integral à criança e adolescentes, da cobertura de pré-natal, do parto institucional e da redução da mortalidade materna institucional.
Excelência
Ilustres Convidados
Sentimo-nos lisonjeados por esta inauguração do Hospital Geral de
Viana, acontecer no mês de Abril, que para nós Angolanos tem um grande significado, pois nele se comemora o 22° Aniversário da conquista da Paz e da Reconciliação Nacional. Por este motivo, decidimos fazer uma justa homenagem a um grande nacionalista e patriota, atribuindo o seu nome a esta unidade hospitalar, que doravante chamar-se-á Hospital Geral Bispo Emílio Júlio Miguel de
Carvalho.
Palavras falta para descrever este filho de Angola: Pai Extremoso, Esposo dedicado, Patriota Convicto, Nacionalista, Académico, Filosofo, Teólogo, Autor, Escritor, tradutor, Cuidador do seu Rebanho, um bom pastor!!
Foi o primeiro bispo angolano da Igreja Metodista, e foi reeleito bispo vitalício pela Conferência Central de Africa, é Doutor em Letras pela Universidade de Mutare Zimbabwe e foi Presidente da Comissão Geral de Arquivo e História e é Cidadão Honorário da cidade de Luanda desde 2002.
A sua liderança no trabalho social foi muito sentida na causa das populações deslocadas e das famílias mais pobres e necessitadas dos refugiados, através de programas de auxílio a Crianças, Jovens, Homens, Mulheres e Saúde para todos. É reconhecido também pelo elevado contributo, dedicação e abnegação para o alcance e preservação da paz, reconciliação e unidade nacionais.
Excelência
Ilustres Convidados
A concretização desta obra teve início em Agosto de 2021 e esteve a cargo da empresa VAMED ENGINEERING, tendo a fiscalização sida
adiudicada
à empresa INTERSERVIÇOS - SERVIÇO DE
ENGENHARIA
E CONSULTORIA. Intervieram ainda como
subempreiteiros
CASAIS
ANGOLA, DST ANGOLA,
HIDROPLANATO,
ACAIL, CARPING ANGOLA,
MED LAB,
TECNMED, PROREDES E OLIVEIRA E LIMA.
É de realçar a participação de jovens angolanos com uma dimensão profissional incrível. Esta empreitada gerou uma média de 700 empregos directos e 3.000 empregos indirectos, com 96% de nacionais e 4% de expatriados em várias categorias e que muito nos orgulharam.
Fica aqui uma palavra de apreço e agradecimento a todas as equipas pela sua dedicação e compromisso.
O Hospital Geral Bispo Emílio Júlio Miguel de Carvalho foi construído com o objectivo de ser um hospital de nível Terciário com infraestrutura moderna, onde a ciência, a tecnologia e a inovação se unem para oferecer serviços de saúde de excelência medico - cirúrgicos de alta complexidade à população tem uma capacidade instalada de 308 camas sendo cerca de metade dedicadas para prestar cuidados a saúde da mulher e da criança.
Esta Unidade conta com equipamentos modernos e vai garantir a prestação de serviço de média e alta complexidade, reduzindo em grande medida as evacuações para o exterior do país.
A Unidade Hospitalar que agora inauguramos irá acolher toda a direcção, profissionais e serviços do Hospital Américo Boavida, que está a ser reabilitado, tendo em conta que, actualmente, está a funcionar em condições precárias e menos dignas para dar resposta às preocupações das nossas populações e contará com profissionais de várias carreiras num total de 1 508 e também tem um compromisso forte com a formação de quadros de vários níveis.
Excelência
Ilustres Convidados
Permitam-me que deixe um apelo aos profissionais da saúde, no sentido de reforçarem o desenvolvimento de acções de educação junto às comunidades para poderem influenciar a vida das pessoas, com a finalidade de as levarem a adquirir literacia em saúde, contribuindo deste modo para melhorar a sua qualidade de vida.
Aproveito esta oportunidade para deixar a todos uma palavra de confiança no trabalho que irão desempenhar e na dedicação
profissional e humana que vão dispensar.
Gostaria igualmente de formular um apelo à população da Província de Luanda, e em particular à do Município de Viana, para que participe activamente na conservação e preservação de mais este equipamento social essencial que é colocado à sua disposição.
Felicito também o Governo da Província de Luanda, através de Sua Excelência o Governador, Dr. Manuel Homem, pelo seu compromisso genuíno com o bem-estar da população e com os objetivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), contribuindo para a redução das desigualdades do acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde de qualidade e humanizados.
Sendo a intersectorialidade um facto nesta governação não podemos deixar de agradecer o grande apoio que tivemos dos outros sectores para que fosse possível esta inauguração sita Ministério das Finanças, Ministério da Energia e Aguas, Ministério das Obras Publicas,
Ministério dos Transportes, Ministério do Interior, Ministério da Administração do Território, Ministério do Trabalho, Ministério das
Telecomunicações e Governo da Província de Luanda.
Reiteramos aqui o nosso profundo agradecimento a Vossa Excelência o Presidente da República, pelo enorme contributo das suas decisões na defesa do bem-estar e de uma melhor qualidade de vida das nossas populações inequivocamente refletido nas inúmeras realizações que o sector da saúde tem vindo a concretizar nos últimos anos, apesar dos enormes desafios que o País tem enfrentado.
Por último, é minha mais profunda convicção que esta unidade hospitalar será reconhecida pela elevada qualidade da prestação de serviços de saúde que proporcionará às nossas populações, sem deixar ninguém para trás, afirmando-se como um orgulho para o
Serviço Nacional de Saúde.
MUITO OBRIGADA!


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais