minsa.gov.ao
Ministério
14 Março de 2022 | 11h03

INSTITUTO HEMATOLÓGICO PEDIÁTRICO DRA. VICTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO ABERTO AO PÚBLICO

Angola conta a partir desta sexta-feira, 4 de Março, com um Instituto Hematológico Pediátrico, denominado Dra Victória Espírito Santo, inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço.

Angola conta a partir desta sexta-feira, 4 de Março, com um Instituto Hematológico Pediátrico, denominado Dra Victória do Espírito Santo, inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço.

O número crescente de pacientes no país com doenças Hematológicas, particularmente na infância, como a Anemia Falciforme, Hemofilia, Leucemia, Linfoma e a Mieloproliferativas estiveram na base da construção desta unidade sanitária que visa também fazer o diagnóstico precoce e tratamento multidisciplinar dos pacientes.

Falando aos presentes no acto da inauguração, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que o estudo e investigação dos quadros nacionais, constituíram razões essenciais para termos desenvolvido um projecto concreto visando dar resposta a estas patologias e melhorar a qualidade de vida destas crianças garantindo-lhes um futuro mais risonho.

O Instituto Hematológico Pediátrico Dra. Victória do Espírito Santo é vocacionado na prestação de serviços especializados de excelência e para investigação e pesquisa para melhor definir políticas e estratégias das doenças Hematológicas.

No país, a patologia mais frequente é a Anemia Falciforme. Estima-se, disse a ministra, que nasçam anualmente 12 mil crianças com Anemia Falciforme, três mil com Hemofilia e as Neoplasias malignas mais frequentes nas crianças representam 30 por cento de todas Neoplasias Pediátricas.

 Com a inauguração do Instituto, o número de pacientes com necessidades de evacuação para o exterior do país vai diminuir, pelo facto de ser possível a realização de transplantes em doentes com Aplasia Medular, Leucemia, Linfoma e Anemia Falciforme.

A ministra asseverou que o Instituto vai ser um catalisador na formação de especialistas nos vários domínios da Hematologia e na oferta de serviços de saúde especializados de alta qualidade que irão permitir no futuro garantir a expansão dos serviços de Hematologia a todo território nacional e prestar cuidados a quem deles necessita.

O nome do Instituto Hematológico Pediátrico Dra. Victória do Espírito Santo é homenagem a uma profissional da Saúde, nascida em Luanda, no ano de 1947.

A Doutora Victória do Espírito Santo que prestou todo seu saber nos domínios da Pediatria, Formação de médicos, investigação científica e da Gestão do Hospital Pediátrico David Bernardino, prestigiou ao acto da inauguração do Instituto em sua homenagem.

 




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais